Benefícios corporativos: dicas, tipos, exemplos e mais

Saiba como escolher benefícios corporativos para a sua empresa, quais os benefícios de tê-los e que tipos existem hoje em dia. Veja dicas e tendências também!

Os benefícios corporativos são aqueles oferecidos pelas empresas para melhorar a experiência dos colaboradores e tornar mais atraentes as vagas e o ambiente de trabalho. Exemplificam esses benefícios no Brasil: planos de saúde, auxílio-educação, horários flexíveis, programas de bem-estar etc.

No geral, eles também ajudam a reter talentos, aumentam o engajamento das equipes e fortalecem a relação entre as empresas e seus profissionais, mas, para você escolher qual ou quais aplicar na sua organização, precisa entender as necessidades de quem trabalha e a realidade do seu caixa.

Se a melhor proposta para o momento for apostar no desenvolvimento de lideranças, talvez valha a pena oferecer bolsas de estudo ou cursos de especialização.

Agora, se você quiser buscar equilíbrio entre vida pessoal e profissional dos funcionários, deve focar em horários de trabalho mais flexíveis ou em parcerias com academias. Este artigo lhe trará todos os insights necessários para decidir!

O que são benefícios corporativos?

Os benefícios corporativos são aqueles que, nas empresas, complementam o salário e fazem parte da gestão de equipes.

Eles podem tanto estar previstos na legislação trabalhista, como o vale-transporte, como ser oferecidos de forma voluntária e de acordo com a política interna de cada organização.

Estratégicos, esses benefícios variam conforme o porte, o setor e o perfil das empresas, além de poderem ser ajustados quando/se necessário, de acordo com as mudanças no comportamento do mercado e dos próprios colaboradores.

Adiante, você confere cada tipo de direitos e vantagens e quando considerá-los.

10 tipos de benefícios corporativos + exemplos para você conhecer

Perceba como, além das duas distribuições principais dos tipos de benefícios – entre obrigatórios e espontâneos – existem outras maneiras de categorizá-los.

1. Obrigatório

  • Como funciona: é exigência legal
  • Exemplos: vale-transporte, FGTS, 13º salário, férias remuneradas, licença maternidade e licença paternidade

2. Espontâneo

  • Como funciona: é oferecido voluntariamente
  • Exemplos: vale-alimentação, vale-refeição, creche, plano de saúde, assistência odontológica, auxílio home-office, seguro de vida

3. Flexível

  • Como funciona: é escolhido pelo colaborador dentro de algumas opções
  • Exemplos: day-off, auxílio-combustível, plano de saúde familiar etc.

4. Financeiro

  • Como funciona: tem como foco apoiar a estabilidade financeira
  • Exemplos: bônus, Programa de Participação nos Lucros, consultorias para investimentos e educação financeira

5. Voltado ao bem-estar

  • Como funciona: Concedido em prol da saúde física e mental
  • Exemplos: programas de ergonomia, vale-academia, horário flexível, pausas para autocuidado e apoio psicológico integrado à rotina de trabalho

6. De desenvolvimento

  • Como funciona: é para o crescimento profissional dos colaboradores
  • Exemplos: curso, treinamento, subsídio para formação

7. De reconhecimento

  • Como funciona: quando a empresa quer reconhecer desempenho ou tempo de casa
  • Exemplos: brindes, prêmios, programa de reconhecimento

8. Cultural e socioambiental

  • Como funciona: incentiva a cultura e os cuidados com a sociedade e o meio ambiente
  • Exemplos: ingressos para eventos, cinema e teatro etc., participação em projetos sociais, programas de voluntariado etc.

9. De mobilidade

  • Como funciona: facilita o deslocamento do colaborador até o trabalho
  • Exemplos: estacionamento, fretado, vale-transporte (exigido por Lei)

10. Para trabalho remoto

  • Como funciona: é oferecido a quem atua de forma híbrida ou à distância
  • Exemplos: conta de luz, mobiliário ergonômico, auxílio internet

Dentre as principais tendências em benefícios corporativos, estão programas de saúde mental, benefícios customizáveis e apoio à educação continuada.

A oferta de muitos deve ser cada vez mais online, pelo menos em partes, mas isso não significa que vantagens e direitos expressivos no “offline” deixem de entrar na lista das suas prioridades.

Lembre-se: a escolha vai depender tanto da sua empresa quanto dos beneficiários.

Como escolher benefícios para funcionários?

Para escolher benefícios corporativos, considere o perfil da sua equipe, seus interesses e o andamento do mercado de trabalho. 

Faça pesquisas internas para entender quais tipos de apoio são mais valorizados pelos colaboradores, estude seu fluxo de caixa e converse com consultores de carreira

Se possível, invista em alternativas flexíveis. E revise as vantagens periodicamente, sempre garantindo que elas continuem relevantes e façam sentido para a realidade atual da empresa.

Como estruturar um plano de benefícios em 7 etapas

Siga o checklist adiante ao definir o que será entregue aos seus colaboradores.

  1. Defina os objetivos: o que a empresa espera alcançar oferecendo os benefícios?
  2. Estude os funcionários: através de pesquisas e entrevistas, entenda necessidades, expectativas, preferências, estilo de vida e interesses
  3. Estabeleça um orçamento: mapeando objetivos, necessidades e perfis, defina quanto a empresa pode investir (e por quanto tempo) nos benefícios
  4. Escolha a melhor alternativa: catalogue opções alinhadas ao plano estratégico da empresa e às tendências de mercado, então, escolha e negocie com o fornecedor
  5. Formalize a concessão e as regras: documente quem tem direito, quais são os critérios de elegibilidade, como será o acesso e quais as responsabilidades de todos
  6. Comunique a equipe: explique cada benefício de maneira acessível e pelos canais corretos, orientando os colaborador a aderir
  7. Monitore o plano e atualize quando necessário: faça isso a partir de feedbacks e do controle próximo do aproveitamento do benefício

A importância dos benefícios corporativos vai se manifestando a curto, médio e longo prazo, a partir do aumento da produtividade, da melhora do clima organizacional, da redução do turnover e do absenteísmo.

Também é possível perceber um fortalecimento da marca empregadora, do desenvolvimento e da  retenção de talentos e da qualificação das equipes.

Sem contar que os níveis de estresse diminuem na mesma proporção em que o foco aumenta!

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