Quais as 5 melhores estratégias de retenção de talentos?

Você já ouviu falar em aplicar estratégias para reter os talentos da sua empresa? Descubra o que é e como fazer a retenção dos talentos do seu negócio!

Estrategia retenção talentos

Manter os profissionais mais talentosos da sua equipe trabalhando em sua empresa não é uma tarefa simples e é nesse ponto que as estratégias de retenção de talentos devem ser consideradas e, mais do isso, postas em prática.

Afinal de contas, o sucesso do seu negócio depende de uma equipe colaborativa, entrosada e repleta de colaboradores talentosos e pró-ativos, dispostos a vestir a camisa da empresa e mostrar resultados. Sem eles o elo é quebrado e o nível e o desempenho da equipe diminuem.

Percebeu a importância de reter os talentos de sua empresa? Aprenda a fazer uma retenção de talentos adequada e quais são as estratégias a serem aplicadas nesse processo para manter os profissionais destaques trabalhando com você.

O que é retenção de talentos?

É um conjunto de práticas utilizadas para manter e fidelizar os trabalhadores de alto nível da empresa. Em outras palavras, é um movimento por meio do qual a organização busca meios de manter o profissional interessado no trabalho em que desempenha, através de diferenciais e benefícios.

Esse conjunto de práticas é selecionado, adaptado e aplicado pelo setor de Recursos Humanos. Por isso, é papel do RH da sua empresa aplicar estratégias de retenção de talentos para manter seus destaques engajados e satisfeitos com a organização, de preferência desde o seu primeiro contato.

Ao reter os talentos, há diminuição da taxa de turnover, ou seja, diminuição da rotatividade dos empregados da empresa e dos custos envolvidos no processo de desligamento e contratação de novos colaboradores.

Aliás, elas tornam a equipe mais motivada e produtiva, pois, além de trabalharem pelos objetivos da empresa, trabalham também pelos seus próprios objetivos. Outro benefício é que elas funcionam como um imã, deixando sua empresa atrativa para outros possíveis novos talentos.

Como reter talentos?

As estratégias podem ser benefícios trabalhistas estendidos, bonificações financeiras ou ainda uma simples mudança no ambiente de trabalho, deixando a empresa agradável e o clima organizacional leve e motivador.

Cada empresa pode criar maneiras e benefícios de acordo com as suas possibilidades, ou seja, desenvolver alguma estratégia eficaz que torne a empresa incomparável e desejada frente à concorrência.

Estratégias de retenção de talentos

1.  Aposte em um ambiente de trabalho agradável

Empresas com ambiente agradável e, principalmente, com um clima organizacional leve, em que os funcionários possam ter dias mais descontraídos e menos estressantes é um excelente meio de reter talentos.

Afinal de contas, é coisa do passado pensar que trabalho e prazer são coisas distintas e que não se misturam, não é mesmo? Portanto, aposte em elementos que aumentem a qualidade de vida dos seus colaboradores tanto nas dependências da empresa quanto fora dela.

Aliás, horários flexíveis e dias de home office são bons diferenciais para apresentar aos seus profissionais destaques, viu?

2.  Crie uma comunicação sem ruídos com a equipe

Um diálogo claro, objetivo e amigável resulta em uma relação de confiança entre a empresa e seus colaboradores. Desse modo, uma comunicação empresarial sem ruídos auxilia na manutenção de um ambiente de trabalho e, por consequência, aumenta a possibilidade da estadia dos que são talentosos.

Além disso, uma comunicação com a qual todos compreendem o que está sendo repassado é imprescindível para manter os objetivos da empresa alinhados às ações que devem ser desempenhadas a fim de alcançá-los - ou seja, ela é também uma estratégia empresarial.

3.  Seja um líder exemplar e presente

Líderes que são bons exemplos sempre terão o poder de motivar e engajar os demais membros do time. Assim, ser um líder exemplar, que mostre resultados, seja comunicativo, pró-ativo e presente é uma maneira de manter outros bons profissionais ao redor.

Com um líder de destaque, os talentos da sua empresa poderão aprender e desenvolver ainda mais suas habilidades, afinal terão como exemplo a sua liderança.

4.  Dê feedbacks construtivos

Fornecer feedbacks construtivos e frequentes é um meio de manter a comunicação funcionando e, da mesma forma, de valorizar o trabalho prestado por seus funcionários e de incentivá-los a serem ainda melhores.

Assim, saber dar feedbacks positivos e negativos de forma construtiva, bem como ouvir o time com atenção, buscando melhorar, é uma forma de manter o diálogo amigável, o clima organizacional agradável e os colaboradores confortáveis.

5.  Monte um plano de carreira para os talentos da empresa

Um profissional de alto nível sabe aonde quer chegar e, portanto, para que continue fazendo parte do seu time, ele precisa enxergar em sua empresa possibilidades, ou melhor, um futuro profissional que proporcione a realização de seus sonhos.

Tendo essa necessidade como premissa, monte um plano de carreira para os profissionais “acima da média” da empresa. Apontando onde eles poderão chegar colaborando com o seu negócio e quais os benefícios que terão durante o caminho.

Além disso, lembre-se de investir na formação continuada de seus colaboradores, oferecendo capacitações, treinamentos e consultorias sempre que possível.

Desse modo, seus colaboradores serão valorizados, sairão da zona de conforto e a empresa será beneficiada em dobro: manterá seus talentos e terá colaboradores ainda mais capacitados para a realização dos objetivos empresariais.

, enviamos uma cópia para o seu e-mail!

O download já começou. Caso não tenha iniciado, confira seu e-mail.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário