O papel dos líderes nem sempre está claramente definido nas organizações, mas as habilidades necessárias para alguém fazer parte desse grupo já são bastante conhecidas, incluindo ser capaz de mobilizar os colaboradores para as ações com o objetivo de alcançar metas específicas, individuais ou coletivas.
Um líder precisa, acima de tudo, buscar maneiras de “fazer a equipe andar” para que os projetos caminhem junto com ela em direção ao sucesso. Isso envolve: definir metas claras, delegar tarefas e tomar decisões importantes, dentre outras responsabilidades que você confere neste artigo.
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Qual o papel do líder em uma empresa?
Não existe apenas um, mas vários papéis a serem exercidos por uma boa liderança dentro de uma empresa. Destaque para os de promover um ambiente corporativo que incentive o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores e administrar conflitos.
E líder precisa ser chefe? Não exatamente! Pessoas com competências como essas podem surgir em diversos níveis e departamentos, independentemente do cargo ocupado.
Além disso, vale mencionar que papéis e funções de um líder de equipe ou setor, por exemplo, são coisas diferentes. Enquanto o papel é um propósito geral ou o conjunto de responsabilidades, a função é um conjunto de tarefas atribuídas à pessoa que exerce determinado papel.
3 coisas que um líder de equipe faz
A seguir, você confere os três papéis mais comuns de lideranças e, no próximo tópico, foram listadas algumas funções bastante conhecidas. Avalie cuidadosamente as explicações para entender cada propósito.
Lembre-se de que todos precisam estar em harmonia com os objetivos organizacionais e das pessoas que integram os setores, afinal, é o(a) líder quem atua como “ponte” entre a visão estratégica dos negócios e a execução prática das tarefas.
1. Contribui com a cultura organizacional
Entende-se por cultura organizacional um conjunto de valores, crenças e normas compartilhadas no ambiente da empresa. Nesse sentido, o líder tem o papel (e poder!) de contribuir diretamente com ela, tanto por meio de suas ações quanto através de suas decisões.
2. Administra pessoas e conflitos
O papel do líder na gestão de pessoas e conflitos fica evidente o tempo todo! Sabe quando acontecem aquelas discussões mais acaloradas entre os colaboradores ou quando alguém está com um problema pessoal? Esses são exemplos que exigem a intervenção imparcial de uma liderança, com disponibilidade para escutar e buscar soluções equilibradas
3. Motiva os colaboradores
Para além de solucionar conflitos, líderes precisam ser grandes motivadores, e podem colocar essa ação em prática com palavras e por meio de seus comportamentos. Eles entendem que a satisfação profissional de cada colaborador impacta diretamente nos resultados e no financeiro da organização e, portanto, sabem que uma equipe motivada é mais produtiva!
E, dentro de um papel do líder existem vários outros, pelo menos no que diz respeito à motivação dos colaboradores, a exemplo de:
- melhorar o ambiente físico da empresa;
- dar feedbacks construtivos;
- apresentar oportunidades de crescimento profissional para os talentos; e
- até reconhecê-los com prêmios em dinheiro, dentre outros.
Da mesma maneira, também existem várias funções abrangidas em outros papéis. Você já leu sobre isso mais acima!
As 6 principais funções de um líder de equipe
Definir metas e estratégias, delegar tarefas, tomar decisões, comunicar com assertividade e desenvolver talentos entram na longa lista de funções de uma boa liderança. Uma vez tendo conhecido os papéis de pessoas assim, perceba como tudo está interligado.
1. Definir metas e estratégias
Em muitas empresas, quem faz a gestão de equipe é responsável por criar metas e estratégias para um projeto acontecer. Isso inclui não apenas estabelecer objetivos claros e mensuráveis a serem alcançados, mas também desenvolver um bom plano de ação focado na execução das tarefas dentro do prazo e do orçamento estipulados.
Imagine um líder de equipe em uma empresa de tecnologia que precisa lançar um novo produto: ele provavelmente precisará definir quantas pessoas precisam comprar e usar o produto nos primeiros 6 meses, além de se envolver em campanhas de marketing digital e até buscar parcerias com influenciadores para que o time atinja a proposta até o dia “tal” e gastando, no máximo, “tantos” reais.
2. Delegar as tarefas
Para uma empresa funcionar bem, todo líder – independentemente de ser chefe ou não – precisa delegar tarefas de acordo com a capacidade e os cargos dos integrantes da sua equipe.
Não faz muito sentido direcionar um bom vendedor para tarefas administrativas, certo? Ou mesmo deixar de aproveitar o conhecimento técnico de algum colaborador super estudioso só para lhe atribuir responsabilidades mais gerais porque ele também é “mão na massa”.
3. Tomar decisões
Pode parecer óbvio para você, mas nem sempre é, principalmente no dia a dia atribulado das organizações. Muitas vezes, uma pessoa em posição de liderança precisa, mais do que tomar decisões, precisa fazer isso com extrema rapidez, só que sem deixar de avaliar os riscos e impactos nas operações e no bem-estar dos colaboradores.
Nessas horas, é necessário colocar em prática todas as habilidades e a experiência, além de analisar dados que podem embasar as escolhas e ponderar, acima de tudo, os papéis que você conheceu anteriormente neste artigo.
4. Comunicar com assertividade
E, para fazer tudo acontecer, cabe à liderança também ser capaz de se comunicar sem abrir espaço para interpretações pessoais e evitando o perigoso duplo sentido.
A comunicação na liderança ainda envolve:
- certificar-se de que todos da equipe tenham entendido o que lhes foi passado;
- esclarecer dúvidas;
- entender necessidades e perspectivas individuais e coletivas;
- adaptar a forma de falar e de apresentar problemas ou pedidos; e
- ser capaz de usar diferentes meios de comunicação para registrar uma mensagem.
Já dizia o ditado: “quem não se comunica, se trumbica”, então, nada de dialogar sem ser extremamente claro(a), direto(a) e apropriado(a) ao contexto, seja por escrito, pessoalmente ou por telefone ou áudio.
5. Avaliar o desempenho da equipe
Um líder também tem a função de avaliar regularmente o desempenho de sua equipe e dar feedbacks para os colaboradores, ajudando-os a identificar pontos fortes e áreas de melhoria em prol do desenvolvimento contínuo de si mesmos e do sucesso do time.
Pretende avaliar um ou mais funcionários que fazem parte da sua equipe? Considere, para além do trabalho, o comportamento, a conformidade com normas internas e as metas alcançadas.
Seu objetivo vai ser identificar a diferença entre o desempenho esperado e o real e, para isso, cabe até a aplicação de questionários de avaliação, tanto quanto uma análise detalhada de relatórios.
6. Desenvolver talentos
Com as respostas para o questionário em mãos ou a análise dos relatórios concluídas, outra função que cabe a alguém que esteja em posição de liderança é contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos membros de sua equipe e, consequentemente, desenvolver talentos.
Oferecer capacitação e oportunidades de crescimento são alguns exemplos do que pode ser feito. Por falar nisso, nada melhor do que contar com especialistas em consultorias e treinamentos para ter a certeza de que as coisas estão no melhor caminho!
Programas de coaching personalizados para aperfeiçoar as habilidades de líderes já existentes ou até mesmo desenvolver novas lideranças de equipe ajudam muitas empresas ao redor do país, então, o que você está esperando para dar o pontapé nesse sentido?
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