Descubra o que é e como desenvolver a gestão do capital humano

A gestão do capital humano é indispensável para o crescimento e sucesso de uma empresa. Conheça esse termo e formas de inseri-lo na rotina dos colaboradores.

Gestão capital humano

Uma empresa é formada por diversos "capitais", dos quais conhecemos principalmente os financeiro, material e humano. Neste último, encaixam-se os indivíduos que trazem grande significado dentro de uma organização, necessitando, por isso, de uma gestão específica e adequada.

Em uma empresa, as pessoas desenvolvem atividades, realizam um trabalho que produz valor econômico, geram inovação em procedimentos, produtos, resultados e precisam ter suas habilidades desenvolvidas e valorizadas.

A ausência da gestão do capital humano gera baixos níveis de produtividade e, consequentemente, uma rotatividade negativa de colaboradores, pois eles buscam novos empregos que reconheçam o seu trabalho, esforço e tempo dedicado.

Mas, afinal, o que é e por que o capital humano é importante para uma empresa? Como investir e desenvolver esse tipo de gestão na organização?

Veja abaixo!

O que é gestão do capital humano e qual a sua importância?

Para o economista Theodore W. Shultz, ganhador do Nobel de Economia em 1979, o capital humano é o “conjunto que engloba a capacidade de produzir valor a partir dos conhecimentos, habilidades e competências das pessoas”. Ou seja, o capital humano é o conjunto de pessoas com habilidades e experiências que fazem parte da empresa.

Em um mercado competitivo, o diferencial de uma empresa está na resposta rápida à inovação e aos resultados, necessitando de indivíduos capacitados, dispostos e com conhecimento a respeito dos procedimentos empresariais.

Organizações que não conseguem manter os seus colaboradores dentro da empresa e desenvolver suas capacidades, possuem mais dificuldade em evoluir e concorrer no mercado, pois precisam estar sempre contratando e treinando novos funcionários.

Como desenvolver o capital humano na empresa

A gestão do capital humano nas organizações deve focar em qualificar os colaboradores, de forma que aumente seu rendimento, ajude-o a evoluir profissionalmente e reconheça bons resultados, tudo isso objetivando o crescimento do empregado e da empresa em conjunto.

Trouxemos alguns exemplos de como promover o desenvolvimento do capital humano dentro da empresa, confira:

1.  Elabore um plano de carreira

O plano de carreira é o investimento que você vai fazer em cursos e formações para o seu funcionário, sendo esta uma forma de valorizá-lo e ajudá-lo a evoluir profissionalmente. Aqui, ambos saem ganhando, pois o colaborador terá novos conhecimentos para administrar a sua função de forma mais ágil e assertiva e a empresa terá melhores resultados.

2.  Confie na sua equipe

Uma forma de valorizar o colaborador é confiando nele. Para isso, dê a ele a possibilidade de assumir responsabilidades na empresa, aumentando aos poucos a sua autonomia, ajudando-o e apoiando-o até ser capaz de tomar decisões sozinho, autoconfiante e de maneira segura.

3.  Engaje o colaborador

O colaborador da empresa necessita sentir-se útil e motivado, pois assim ele pode continuar sonhando com possibilidades melhores para o seu futuro, como promoções, planos de carreira, desenvolvimento profissional e, consequentemente, realizações pessoais.

Um funcionário passa a maior parte do dia dedicando o seu tempo para o trabalho e, se ele perceber que não pode progredir em sua carreira ou vida particular, mantendo-se no emprego, ele vai procurar uma organização que valorize suas habilidades.

Algumas formas de engajá-lo é oferecendo novos desafios, confiando em suas decisões, mantendo um bom relacionamento entre seus colegas e superiores e investindo na sua melhora profissional.

4.  Escolha bons líderes

Um líder é um exemplo: ele deve ser alguém que, além de incentivar a melhora, busca também melhorar constantemente e deve passar por constantes treinamentos de liderança. Como falamos anteriormente, são as pessoas que formam uma empresa, então engajar a equipe e demonstrar interesse no crescimento de todos é o primeiro passo para uma evolução mútua dentro da organização.

5.  Invista em treinamentos

Para aumentar a produtividade, é necessário ter acesso a informações e metodologias modernas, certo? Investindo em treinamentos e capacitações, você desenvolve as competências e habilidades dos colaboradores, acelerando os processos e resultados positivos da empresa.

Benefícios em desenvolver o capital humano

Nas organizações, o setor de Gestão de Pessoas é o responsável pela capacitação do capital humano, cuidando de procedimentos relacionados aos treinamentos, planos de carreira e desenvolvimento de competências, gerando benefícios, tais como:

  • retenção de talentos;
  • melhora da qualidade e produtividade;
  • aumento do comprometimento e desempenho;
  • desenvolvimento de novos líderes;
  • maior alcance de objetivos profissionais;
  • otimização do clima organizacional;
  • promoção de qualidade de trabalho e de vida; e
  • estabilidade entre os interesses dos profissionais e da empresa.

Sendo assim, investir no capital humano é essencial para estruturação da empresa e busca por objetivos cada vez mais ambiciosos, tendo o apoio de um corpo profissional satisfeito e dedicado que deseja ver a organização crescer para crescer em conjunto.

, enviamos uma cópia para o seu e-mail!

O download já começou. Caso não tenha iniciado, confira seu e-mail.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário