Contar com uma consultoria financeira empresarial pode ser muito importante porque, você sabe, a gestão do caixa de um empreendimento não é sempre um processo simples: existem contas a pagar, impostos para controlar, registros a fazer todos os dias, semanas e meses, além de outros vários detalhes.
Os especialistas que aplicam a consultoria entendem qual é a melhor forma de execução e organização de informações e processos por aí, ajudando você a se manter longe de dívidas desnecessárias, ter recursos suficientes para aumentar os investimentos e, consequentemente, fazer o negócio crescer!
Mas o que realmente significa esse serviço e como você pode contratá-lo? Este artigo explica: continue lendo.
O que é e como age uma consultoria financeira empresarial?
Uma consultoria desse tipo é uma empresa que oferece o serviço de orientação e gestão dos recursos financeiros de uma outra empresa. Ao contratá-la, você terá, à sua disposição, profissionais qualificados para avaliar e indicar quais são as melhores estratégias para atingir os seus objetivos financeiros.
E existem diferentes planos de ação que a consultoria financeira pode adotar quando o objetivo é cuidar de um negócio. Alguns estão listados abaixo para você conhecer melhor!
Planejamento estratégico
Um dos papéis da consultoria é entender quais são os problemas financeiros do negócio, fazendo uma análise detalhada sobre as despesas. Isso leva a melhores projeções de gastos e à obtenção de insights sobre o comportamento financeiro tanto dos gestores quanto dos consumidores.
Valuation
Nessa ação, a consultoria tem como foco definir o valor da empresa perante o mercado, ou seja, fazer a sua “valuation”, que nada mais é do que uma avaliação (avaliation, em inglês) de valor (value). O processo é ideal para aqueles que pretendem vender seus negócios ou parte deles.
Estudo de viabilidade
Diferentemente do valuation, o objetivo do estudo de viabilidade é contabilizar diferentes aspectos do negócio para ajudar seus gestores a encontrar mais oportunidades e analisar possíveis alterações no orçamento.
Como o nome diz, essa ação visa definir o que é e o que não é viável para a empresa naquele determinado momento ou cenário, algo muito útil para determinar a precificação de produtos ou serviços, por exemplo.
Reestruturação de rotina
O(A) consultor(a) ainda pode ajudar a empresa em relação à estrutura de horários, escalas, dentre outros aspectos ligados à gestão de pessoas – e que também terão influência nas contas no final do mês. É muito comum, nessa ação, a apresentação de ideias para modificar ou diminuir a carga de trabalho dos colaboradores e até a criação de novos planos de cargos ou salários.
Aplicações
Por fim, uma consultoria financeira também contribui com gestores que querem encontrar os melhores investimentos (ações) para suas empresas ou torná-la parte da Bolsa de Valores, abrindo o seu capital, por exemplo. Quem faz o serviço também costuma administrar aplicações já existentes, maximizando os ganhos.
E agora que você entendeu por que buscar uma consultoria financeira empresarial, acha que vale compreender um pouco mais sobre como encontrar aquela que é ideal para as suas necessidades?
Como fazer consultoria financeira empresarial?
A melhor consultoria financeira empresarial vai ser aquela disponível para testar estratégias, agir com base em dados concretos e avaliar métricas na busca por resultados concretos. Para fazer ou contratar um serviço como esse, certifique-se de que você tenha um plano personalizado e adequado aos seus objetivos, bem como garantia de:
- gestão adequada das entradas e saídas de recursos e dinheiro de caixa;
- menos burocracias e mais facilidade para lidar com tributos e impostos;
- maior controle das suas finanças;
- compreensão mais clara de gargalos que atrapalham o progresso;
- separação oficializada entre as despesas pessoais e as empresariais; e
- auxílio nas suas próximas tomadas de decisões.
E tome cuidado, porque nem sempre pagar pouco é pagar bem!
Quanto custa uma consultoria financeira empresarial?
Os valores da consultoria vão depender do serviço prestado e das expectativas que você deseja alcançar, alinhadas com os responsáveis por fazer o trabalho. Além disso, é comum que consultores cobrem uma taxa fixa somada a uma porcentagem predefinida para ativos gerenciados.
Em média, gestores arcam com R$ 1.500 a R$ 2.500 mensais mais 1% a 2% sobre o valor, o que pode variar para mais ou para menos, inclusive se você optar por usufruir de consultoria online em vez da presencial ou vice-versa.
Seu pagamento já deve incluir avaliação de recebíveis, contas a pagar, precificação de produtos ou serviços, balanço patrimonial, dentre outras atividades, todas voltadas para um diagnóstico completo e o desenvolvimento de estratégias que ajudem no curto, médio e longo prazos.
Boa sorte nas pesquisas e não deixe de acompanhar o blog de treinamentos e consultoria da Gestaum Lab para monitorar outras tendências como essa!
Deixe seu comentário