Conheça os 5 pilares da gestão estratégica de pessoas

Conhecer os cincos pilares da gestão estratégica de pessoas pode servir, inclusive, como um guia para o seu planejamento estratégico de gestão. Afinal, eles representam as estratégias de destaque dentro dessa abordagem.

Gestão estratégica pessoas

A gestão estratégica de pessoas é uma abordagem de gestão que busca transformar a experiência de trabalho do colaborador. Com essa estratégia bem planejada, as necessidades e particularidades da sua equipe são colocadas em evidência.

O planejamento estratégico da gestão de pessoas é feito pelos profissionais do setor de Recursos Humanos ou, ainda, por um comitê criado especificamente para este fim.

Essa ideia nasceu, justamente, para suprir necessidades que antes não existiam. Ou seja, ao contrário da gestão tradicional, a gestão estratégica deseja manter a nova força de trabalho satisfeita, produtiva e motivada. Afinal de contas, é isso que os profissionais mais jovens procuram.

Neste artigo, você conhece mais sobre o que é esse tipo de gestão e quais são os pilares que fundamentam essa nova abordagem de gerir.

Quem sabe assim você não começa a implementá-la logo após a leitura deste texto, não é mesmo?

O que é gestão estratégica de pessoas?

De modo resumido, a gestão estratégica de pessoas é uma abordagem de gestão que coloca em prática um conjunto de ações estratégicas que buscam desenvolver o potencial dos colaboradores de uma organização, a fim de obter os resultados desejados e reter talentos.

Com esse tipo de abordagem, a empresa deseja alinhar as necessidades empresariais ao desenvolvimento e necessidades dos colaboradores, de forma que todos os envolvidos sintam-se contemplados.

Quais são os 5 pilares da gestão de pessoas?

1.  Desenvolvimento pessoal e profissional

Um dos mais importantes pilares é apostar no desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores da empresa. Afinal de contas, ao desenvolver as competências e fornecer novos horizontes profissionais para a sua equipe, você engaja seus colaboradores e envolve-os ainda mais com a instituição.

O que a sua empresa ganha em troca? Bastante coisa!

Dentre elas, produtividade, retenção de talentos, fortalecimento do employer branding da empresa e, por último, mas não menos importante, resultados.

Oferecer um plano de carreira ou, simplesmente, investir no desenvolvimento dos profissionais que compõem o seu quadro de funcionários tem efeito bumerangue. Ou seja, todo investimento feito em capacitações volta em forma de resultados.

2.  Comunicação objetiva e bilateral

Além de alinhar as necessidades da empresa às expectativas dos colaboradores, a gestão de pessoas como ferramenta estratégica busca estabelecer uma relação aberta e significativa entre os gestores e os membros de uma equipe, tendo como base uma comunicação empresarial objetiva e bilateral.

A comunicação empresarial, neste cenário, precisa ser clara e evitar ruídos, pois é a partir deste pilar que os outros quatro podem ser constituídos e alcançar resultados de fato.

3.  Motivação dos colaboradores

Essa abordagem realmente possui resultados quando tem um time de colaboradores motivados — e essa é a grande prova de que esse tipo de abordagem funciona.

Ter uma equipe que realmente veste a camisa da empresa e se compromete com ela é a única maneira de possuir uma base firme para alcançar, com confiança e audácia, qualquer meta previamente estabelecida.

Um grupo de pessoas motivado abraça a causa e luta por um objetivo em comum, pois alcança outros objetivos pessoais e profissionais paralelos no caminho.

4.  Fortalecimento do trabalho em equipe

Incentivar o trabalho em equipe e constituir um grupo integrado, em busca de objetivos em comum, é mais um dos pilares.

Para atingir esse nível de sinergia, será preciso fazer com que os colaboradores compreendam a importância do trabalho de cada membro da equipe, bem como qual é o papel de cada um deles dentro da empresa.

Além disso, estimular ações que promovam a união entre a equipe é uma forma de investir nesse pilar tão importante. Em outras palavras, estimule-os a estabelecerem relações interpessoais significativas, carregadas de sentido. Você também pode organizar e promover atividades de team building para isso.

5.  Treinamentos empresariais constantes

Lembra do efeito bumerangue que citamos lá no primeiro pilar? Então: uma forma de usufruir dessa filosofia é organizando treinamentos empresariais constantes, com base nas necessidades atuais da empresa e dos colaboradores.

Uma sugestão é preparar um calendário de capacitações, fazendo um rodízio de treinamentos e equipes. Desse modo, a capacitação ocorre com frequência e os conhecimentos e habilidades de todos se mantêm atualizados e na mesma proporção.

E lembre-se: se você precisar de ajuda para organizar seus treinamentos e consultorias ou até mesmo contratar profissionais externos para aplicá-los, você pode entrar em contato conosco, pela plataforma da Gestaum Lab, ok?

, enviamos uma cópia para o seu e-mail!

O download já começou. Caso não tenha iniciado, confira seu e-mail.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário