Team Building: construindo um time de alto desempenho

Quer aprender uma nova forma de treinar a sua equipe, de forma prazerosa e para atingir objetivos cada vez mais ambiciosos? Conheça o team building.

Team building

Um fato que não pode ser negado é que a sobrevivência e o crescimento das empresas estão diretamente ligados ao sucesso das pessoas que fazem parte das equipes que as compõem.

O conceito inovador de team building surgiu como um conjunto de técnicas e estratégias para o treinamento de equipes e, também, de aperfeiçoamento individual, destacando talentos conforme suas funções.

A tradução livre de team building é algo como “construção de equipes”, mas esse termo não se refere a qualquer simples grupos de pessoas, mas, sim, ao desenvolvimento do espírito de verdadeira união.

Para que possamos explicar melhor, você possa entender como usar o team building e a importância que ele tem dentro das empresas, vamos nos aprofundar um pouquinho mais sobre o tema.

Afinal, o que é o team building?

Para a explicação ser completa, precisamos lembrar que existem grupos, equipes e times de alto desempenho, cada um com alguma singularidade.

Um grupo é um coletivo ou conjunto de pessoas e uma equipe é um conjunto de pessoas que compartilham um objetivo em comum, possuem habilidades que complementam uns aos outros e há confiança entre os membros.

O terceiro item listado acima, ou seja, a equipe, também possui um objetivo, habilidades complementares e confiança envolvidos, porém, as características de times de alto desempenho e que os diferenciam dos demais grupos, são:

  • união para agir diante de todas as situações desafiadoras; e
  • grande paixão pelo que faz.

A construção de um time de alto desempenho é o objetivo de toda empresa e também o intuito do team building, pois é preciso ter um grupo de nível elevado e eficaz para o sucesso dos negócios.

Enfim, o que entendemos por team building é: uma filosofia focada na construção de equipes através do treinamento de funcionários, geralmente fora do ambiente de trabalho, constituindo a aproximação das relações internas da empresa, comprometimento e, consequentemente, o time perfeito.

Como aplicar o team building

A ferramenta não se dá por meio de um processo fixo, em que é possível explicar o passo a passo de como deve ser feito.

Para empregá-la, é preciso analisar a equipe, a sua união, motivação e empenho, para, assim, aplicar o team building através de dinâmicas de treinamento.

Abaixo, colocamos algumas dicas de como fazer a aplicação do conceito e, através dele, alcançar uma equipe de alto desempenho.

Estabeleça um propósito

Para encontrar o propósito ideal, é preciso ter compromisso e envolvimento do time, o que, além de ser mais uma vantagem para o team building, é motivacional para todos que veem valorização da sua visão para a empresa.

Com a equipe buscando um mesmo objetivo, melhores resultados serão alcançados.

Invista em treinamentos externos

A maioria dos treinamentos corporativos acontecem dentro da própria empresa, um ambiente que gera seriedade e não abre espaço para descontração. O melhor a ser feito é escolher um final de semana para levar a equipe para um treino fora da organização, por exemplo.

A atividade não precisa ter relação direta com o trabalho, já que o intuito principal é estimular o aprofundamento das relações.

Um exemplo é promover um café com coaching em alguma cafeteria da região.

Realize atividades outdoor

As atividades outdoor estão sendo utilizadas cada vez mais como treinamentos nas empresas.

Elas consistem em um método que emprega atividades ao ar livre, como o esporte de aventura, por exemplo, como ferramentas de aprendizado de dinâmica em grupo.

Caça ao tesouro, cabo de guerra ou arvorismo são bons exemplos de atividades outdoor que exigem entrosamento e compromisso para alcançar um resultado. Se pensarmos bem, é o que sua equipe precisa fazer também dentro da empresa.

Aplique técnicas de gamificação

A gamificação consiste na aplicação de elementos lúdicos, normalmente jogos, nas tarefas diárias tradicionais, tornando-as mais prazerosas.

Esse tipo de atividade está cada vez mais popular, principalmente porque a execução de uma tarefa gera pontos que podem ser trocados por diversos prêmios ou benefícios que a empresa pode oferecer, como almoços pagos pelo time ou folga remunerada.

Seja um líder de alta performance

Para colocar o team building em prática e promover o crescimento de todos, é necessário que a equipe esteja sendo guiada por um líder de alta performance.

Com alguém comprometido e motivado, que defende e incentiva o time, servindo de inspiração, sempre será possível ir mais longe nos negócios.

As vantagens que a aplicação do team building pode trazer é muito significativa para o crescimento constante da empresa, pois o incentivo pelo entrosamento dos funcionários do topo à base e o gosto pelo desafio é explorado de forma positiva, tornando o grupo unido em busca de objetivos cada vez maiores.

, enviamos uma cópia para o seu e-mail!

O download já começou. Caso não tenha iniciado, confira seu e-mail.

O que você achou do post?

1 Resposta

Deixe seu comentário