5 tendências digitais em Treinamento Corporativo

O tempo em que treinar os colaboradores da empresa era algo difícil, já passou. Conheça cinco formas modernas e acessíveis de realizar programas de treinamentos sem precisar unir a equipe presencialmente.

Tendências treinamento corporativo

A transformação digital é um assunto altamente discutido atualmente em todos os ramos devido às grandes mudanças que ela tem impactado nas organizações.

A maior parte dessas tecnologias são positivas, trazendo uma melhor chance de desenvolvimento remoto, que é capaz de atingir um número maior de pessoas.

A tecnologia faz pensarmos e repensarmos nas formas que trabalhamos e agimos para que haja adaptações que aperfeiçoem o desempenho dos funcionários e, consequentemente, atuem como aliadas da otimização da empresa em sua totalidade.

Agora, é mais fácil conseguir uma comunicação efetiva e progresso dos colaboradores. E é sobre plataformas e ferramentas que são tendências digitais para treinamento corporativo que veremos neste artigo. Confira!

1.  Ensino e treinamento remoto

Um dos métodos de capacitação mais utilizados desde de 2019 vem sendo o treinamento remoto, ou seja, realizado de forma online, é capaz de superar o desafio de manter todo o quadro de funcionários atualizados e capacitados.

Sabendo como é difícil unir todos os funcionários, as palestras e treinamentos corporativos online podem ser realizadas de maneira mais flexível, no horário e tempo do colaborador e serem acessados tanto de smartphones quanto de notebooks.

Lembre constantemente a sua equipe da importância da sabedoria, de manter um currículo atualizado no mercado, que hoje está cada vez mais competitivo, e também o valor de novos conhecimentos para o crescimento da empresa e reconhecimento do colaborador dentro da organização.

2.  Microlearning

O microlearning é uma prática cada vez mais presente nos treinamentos corporativos, pois consiste no uso de conteúdos curtos, como pequenos vídeos e textos de estudos, para aprendizado de novas técnicas.

O que o microlearning faz é ensinar o conteúdo em partes. Ou seja, um conhecimento maior é fragmentado em partes e repassado aos colaboradores aos poucos, não consumindo muito tempo, obtendo mais facilidade para fixação e concedendo também um prazo para refletir sobre o treino ou curso que está fazendo.

3.  Gamificação

A prática de gamificação utiliza jogos para tornar o treinamento, aprendizado e rotina dos funcionários mais dinâmico e divertido. Já está sendo utilizada por diversas empresas desde 2019, quando ganhou forças e transformou-se em uma forma de treino popular nas organizações.

Ela funciona através de missões, por exemplo, com tarefas dos dia a dia da empresa que geram pontos e, estes pontos, podem ser trocados por alguns prêmios e bonificações, como um dia de folga ou um almoço pago.

Ela age da mesma forma para treinamentos, concedendo pontos para quem os realiza e deixa em dia seus conhecimentos.

4.  E-learning

Com o ambiente digital fazendo parte do dia a dia das pessoas e, também, das empresas, o e-learning surge para tornar o aprendizado e treinamento mais eficaz e prático.

Esse método consiste na criação de um ambiente digital totalmente voltado para o uso dos colaboradores, onde eles podem realizar o acesso de uma plataforma com diversos cursos e treinamentos corporativos online. A principal vantagem aqui, é a flexibilidade.

5.  Podcasts

Os podcasts estão em ascensão e chegaram para espalhar muito conteúdo de ensino e aperfeiçoamento. Além de adquirir novos conhecimentos, a ferramenta também pode ser utilizada como extensão de cursos e conteúdos extras para treinamentos empresariais.

Normalmente, possui uma linguagem coloquial e espontânea e o mais legal é que pode ser ouvido em qualquer lugar e até mesmo durante alguma atividade, pois não precisa manter contato visual.

Plataformas digitais de áudio e música, como Deezer e Spotify, já disponibilizam essa categoria desde 2017, dando abertura para quem deseja criar um perfil e gravar seus próprios podcasts com baixo custo e facilidade.

Também é possível criar pastas individuais com palestras, workshops ou temas relevantes de outros profissionais e compartilhar o link com todos os colaboradores, podendo ser uma forma de programa de treinamento corporativo bem moderna e acessível.

Algumas empresas já permitem ouvir podcast durante a rotina de trabalho, tornando o ambiente mais moderno e descontraído, que propaga conhecimento e novidades pelo crescimento da sua equipe e da organização.

Com o surgimento diário de metodologias e sistemas para aprimorar os processos empresariais, este cenário mostra como estar conectado e utilizar da tecnologia ajuda no alcance de bons resultados.

Para mensurar a sua importância, é necessário enxergar de que forma estas novidades atuam no mercado competitivo, pois são ferramentas que facilitam procedimentos e otimizam estratégias.

Enfim, podemos perceber que a transformação digital já é uma realidade dentro das corporações.

, enviamos uma cópia para o seu e-mail!

O download já começou. Caso não tenha iniciado, confira seu e-mail.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário