Objetivo e importância de um treinamento de liderança

Está se perguntando qual o objetivo de um treinamento de liderança e quando investir nele? Nós explicamos sua importância e metodologia!

Objetivo treinamento liderança

Investir em um treinamento de liderança é, sem dúvida, oferecer aos líderes possibilidades de desenvolverem competências e habilidades importantes para criarem ações capazes de refletir positivamente no dia a dia da empresa.

Um líder, em qualquer negócio, precisa estar apto a desenvolver planos para chegar nos resultados esperados ou até mesmo ultrapassá-los.

Além de entender do negócio, também precisa entender de pessoas. E é esse o principal objetivo de um treinamento de liderança: deixar o líder preparado para comandar a equipe rumo ao sucesso!

Qual a importância de um treinamento de liderança?

Nesse tipo de treinamento, o líder, que não precisa ser necessariamente um gestor da empresa, mas pode ser um executivo, alguém designado para liderar uma equipe, como um vendedor, ou até mesmo um CEO que busca melhorar seu desempenho, adquire conhecimentos como visão estratégica sobre o papel da liderança e autoconhecimento.

É muito comum, inclusive, que a empresa não tenha um profissional com características de líder. Apesar de ser um excelente profissional, às vezes é preciso desenvolvê-lo para atuar na liderança. E do jeito que o nosso mercado é competitivo, ter um bom líder ou bons líderes, faz toda diferença.

São os líderes que motivam a equipe a se engajar, traçam metas e objetivos plausíveis e acompanham seus cumprimentos, alcançando as metas pretendidas ou até mesmo elevando-as.

Quem já é líder também deve saber que nunca é demais renovar conhecimentos com um treinamento desses. E a empresa que investe em seus líderes, pode motivá-los a quererem ficar e fazer um trabalho cada vez melhor.

Treinamentos de lideranças devem ser considerados como um investimento, nunca como uma despesa.

A pessoa treinada vai poder se autoconhecer, reconhecer seu estilo de liderança e desenvolver competências que vão torná-lo um profissional mais completo, contribuindo diretamente para a melhoria da performance da empresa.

Metodologia para treinamento de liderança

Existem vários focos que podem ser escolhidos quando se decide investir em um treinamento de liderança.

Para exemplificar, escolhemos três pontos que normalmente precisam ser melhorados na liderança, e quem sabe você possa até se identificar e perceber que esse treinamento pode ser aplicado na sua empresa.

1.  Treinamento para gestão de pessoas

Às vezes, o líder é ótimo com o negócio e sabe muito bem onde quer chegar e o que fazer para alcançar suas metas, mas não consegue engajar a equipe. E nenhum negócio tem sucesso se as pessoas não estão devidamente sintonizadas com os mesmos objetivos da corporação.

Nesse caso, um treinamento que mostre como analisar o perfil das pessoas, organizar equipes e resolver conflitos pode ser o que falta para a liderança ser efetiva.

2.  Treinamento para delegar tarefas

Tem muito líder por aí que não sabe delegar tarefas. Na ânsia de cumprir as metas, ele sai fazendo tudo sozinho, trabalhando exaustivamente, porque quer ter o controle de tudo.

É fato que um bom líder deve saber tudo que se passa com a sua equipe, mas, se ele não souber delegar, vai se sobrecarregar.

E ao se sobrecarregar, o líder também deixa de passar o bastão da responsabilidade para as demais pessoas da equipe, que se sentem engessadas pelas suas decisões, já que nunca podem decidir ou sugerir nada, pois estão em segundo plano.

Um treinamento com esse foco atua no desapego do chefe do controle total e na confiança que ele deve ter na equipe, que precisa de autonomia para ter uma boa performance.

3.  Treinamento para se comunicar melhor

Definitivamente, uma das maiores habilidades de qualquer líder é saber se comunicar com a equipe. É essencial que ele saiba como falar, que tom de voz usar e o que não pode deixar de falar, como mudanças, o que se espera de cada um, propósito e objetivos claros, além de dar feedbacks constantes. Se a comunicação for falha, todo o resto falhará.

Também é uma boa comunicação que evita o famoso “rádio corredor” - fofocas e ruídos - que fazem o clima organizacional ficar pesado, reduzindo a produtividade.

O líder precisa, inclusive, ser o canal entre o funcionário e a empresa, de forma que abra espaço para ouvir sugestões, reclamações e elogios, a fim de que possa resolver pequenos problemas antes que virem uma bola de neve.

Para isso, as pessoas precisam se sentir à vontade para conversar com o líder, abertamente.

Isso também facilita a troca de ideias e maior participação das pessoas na hora de resolver problemas do dia a dia de trabalho de forma inovadora, com a cocriação de todos da equipe e não apenas de uma única cabeça.

O que um bom treinamento de liderança oferece?

Por fim, se decidir desenvolver a sua liderança, observe se o treinamento:

  • Está antenado às tendências e pesquisas da área? Afinal, líderes precisam ser capacitados para estarem prontos para as mudanças e, para isso, nada melhor que se antecipar.
  • Oferece atividades práticas? Um treinamento puramente teórico para líderes não permite que os conhecimentos sejam aplicados, o que não é legal.
  • É dinâmico e envolve os participantes? O líder precisa se sentir motivado com o curso.
  • Tem boas recomendações? Busque a opinião de quem já fez o treinamento, além de pesquisar a reputação do profissional que guiará os alunos.

Para esse último quesito, você pode contar com a Gestaum Lab: uma plataforma que conecta quem busca capacitação profissional com os melhores especialistas do mercado quando o assunto é gestão de negócios e de pessoas.

Apenas não fique parado, porque o mundo muda rápido e a sua empresa precisa acompanhar o ritmo!

, enviamos uma cópia para o seu e-mail!

O download já começou. Caso não tenha iniciado, confira seu e-mail.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário