Quais são as ferramentas mais utilizadas de Coaching Executivo?

Através das ferramentas de Coaching Executivo, é possível alcançar o máximo de desempenho dos seus líderes e gestores. Conheça mais das vantagens que podem ser obtidas por meio delas!

Ferramentas coaching executivo

O coaching é uma forma de desenvolvimento humano, profissional e empresarial que cresce cada vez mais no mercado. Mas você sabe qual é a função do coaching executivo?

O coaching executivo é uma ferramenta que trabalha no meio corporativo incentivando e desenvolvendo bons líderes, aflorando o sucesso dentro dos colaboradores da empresa, agregando imensamente para o crescimento profissional e também da instituição.

Ele auxilia no alinhamento de estratégias, identificação da missão, visão e valores empresariais, desenvolvimento na organização executiva, de colaboradores e demais profissionais em cargos de liderança.

É uma metodologia desenvolvida principalmente para preparar líderes e gestores ou outros cargos de gestão, como CEOs, na intenção de organizar as suas habilidades de acordo com a necessidade da empresa.

Ou seja, a empresa que optar implementar essa estratégia em seus funcionários, irá impulsionar para que a liderança dentro da organização seja cada vez mais competente e a ajude a alcançar ótimos resultados, buscando ser destaque no mercado em que atua.

Conhecendo as ferramentas de coaching executivo

Foi possível acompanhar até aqui que o coach que trabalha com o método de coaching executivo pode levar até as empresas, seus líderes e gestores muitas vantagens, certo?

Porém, para fazer isso, ele utiliza de diversas ferramentas de coaching executivo, além do seu conhecimento e ferramentas que ajudarão a colocar todas as necessidades e processos rapidamente no caminho das soluções.

A seguir, apresentamos uma listagem com as principais ferramentas utilizadas no coaching executivo:

  • desenho do mapa de empatia;
  • metas SMART;
  • grade de metas;
  • autofeedback do líder;
  • perfil de habilidades;
  • perfil executivo;
  • roda de mudança de padrão;
  • roda de competências;
  • roda de liderança.

Três ferramentas poderosas de coaching

1.  Mapa de empatia

O mapa de empatia é uma ferramenta que ajuda os líderes a se posicionarem no lugar dos clientes, fazendo com que os compreenda de forma mais profunda. É uma maneira direta de ajudar na interação das equipes e hipóteses sobre o público-alvo com maiores chances de acertos.

Para realizar o mapa de empatia, o coach irá trabalhar seis reflexões que irão ajudar no preenchimento dos dados: o que o cliente pensa, sente, escuta, faz, vê, quais são suas dores e seus ganhos.

Através do preenchimento dos dados junto ao coach executivo, é possível colocar-se no lugar do cliente, o compreendendo melhor e obtendo mais certeza das suas necessidades.

2.  Metas SMART

Essa ferramenta consiste em ajudar na elaboração de metas que possuem as características essenciais para serem efetivamente realizadas.

Essas metas são formuladas através de cinco pontos-chaves: metas claras e específicas, metas desafiadoras, metas positivas, metas ecológicas e controle de metas.

Por meio dessas ferramentas, o coach irá auxiliar o coachee (cliente) a analisar e construir a particularidade de cada meta na intenção de buscar o que é possível atingir, mas sem perder a ambição.

3.  Grade de metas

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que, para utilizar dessa ferramenta, é necessário ter, em sessões anteriores, o contato com a ferramenta Meta SMART.

A grade de metas é totalmente intuitiva e tem o objetivo de fazer com que o coachee seja assertivo em seus objetivos.

É uma ferramenta rápida e simples onde o próprio cliente responderá as perguntas poderosas do coach.

Porém, é através dela que o coachee será capaz de compreender o quanto é importante enxergar as perdas e ganhos durante o caminho até suas metas para que não haja desistência.

Benefícios do coaching executivo

Existem empresas que a satisfação na contratação de coaching executivo é tão grande que virou um hábito recorrente na intenção de potencializar cada vez mais o desempenho dos seus colaboradores.

Para deixar ainda mais claro, dá só uma olhadinha nos benefícios que as empresas podem usufruir após o processo:

  • aumentar a autoestima;
  • instaurar nos colaboradores o fortalecimento de suas crenças motivadoras;
  • eliminar as crenças limitantes;
  • equilibrar o desenvolvimento das pessoas e as ambições da empresa;
  • fortalecer as relações e o respeito entre os liderados e seus superiores;
  • motivar os colaboradores ao trabalho de forma contínua;
  • aumentar a produtividade e a lucratividade;
  • diminuir os níveis de estresse no meio organizacional.

Através das ferramentas utilizadas, pode-se chegar em resultados altamente positivos para a organização e também para o colaborador, pois ele passa a sentir-se realmente motivado a buscar o sucesso e ajudar os líderes e a empresa a crescerem também. Invista você também em um coaching executivo e aprimore os talentos do seu negócio.

Se precisar de ajuda para encontrar o profissional certo, ideal para sua empresa, a plataforma Gestaum Lab pode auxiliá-lo.

, enviamos uma cópia para o seu e-mail!

O download já começou. Caso não tenha iniciado, confira seu e-mail.

O que você achou do post?

1 Resposta

Deixe seu comentário