4 métodos para avaliação de aprendizagem do treinamento

Avaliar o desempenho da sua equipe após um treinamento é parte essencial da capacitação. Conheça os tipos de avaliação de treinamento existentes e um modelo pronto para aplicar na sua empresa.

Avaliação de treinamento

O sucesso de uma empresa depende de uma equipe bem preparada para lidar com todo tipo de problema. No entanto, nem todo mundo possui essa bagagem de conhecimento para resolver as coisas. É aí que a sua empresa deve fornecer o treinamento necessário para os funcionários.

Capacitar a sua equipe é sempre um desafio. Você escolhe a pessoa certa para comandar o treinamento e todos comparecem e tudo parece certo, não é mesmo? Mas como você avalia o desempenho da sua equipe no pós-treinamento?

A avaliação de treinamento é fundamental para o sucesso da sua equipe e é por meio dessa ferramenta que você avalia a eficácia do treinamento dado.

Há diversos tipos de avaliação de treinamento nós vamos apresentar os principais métodos para você aplicar na sua empresa, além de termos elaborado dois modelos de avaliação de treinamento prontos para você.

4 métodos de avaliação de treinamento

Com tantas possibilidades e tantas ferramentas disponíveis na sociedade do conhecimento, é importante a gente saber usar cada uma delas, pois nem tudo serve para todo mundo.

Por isso, fizemos uma seleção das ferramentas mais importantes no mercado e que, acreditamos, podem servir para a grande maioria das empresas e diferentes tipos de treinamentos.

1.  Avaliação de aprendizagem

O primeiro tipo de avaliação é o de aprendizagem. Através de um questionário de múltipla escolha e questões discursivas, o funcionário deve ser capaz de demonstrar o que aprendeu com o curso.

Similar a um teste ou a uma prova, esse método permite com que o superior tenha uma resposta imediata quanto ao aprendizado do funcionário, sem a necessidade de esperar por um retorno de desempenho, no dia a dia.

2.  Avaliação de eficácia

Nesse tipo de avaliação, o supervisor é responsável por avaliar o funcionário. Mas há maneiras adequadas de fazer isso.

Geralmente, por meio de formulários de avaliação, que serão preenchidos pelo supervisor, é possível utilizar-se dessa ferramenta. No entanto, esse tipo de avaliação somente será adequado se houver um registro prévio do histórico de comportamento ou eficiência colaborador.

Somente comparando os resultados é que você conseguirá avaliar se houve melhora no desempenho ou não.

Que tal observar, por meio de relatórios ou das tarefas desempenhadas pelo seu funcionário, se as técnicas e conhecimentos ministrados no curso estão sendo aplicadas?

3.  Avaliação de reação

O nome, por si só, já diz tudo. Aqui, o funcionário é perguntado sobre o que achou do curso, geralmente por meio de entrevista ou questionário.

Nesta opção, pode-se avaliar o palestrante, o conteúdo ministrado e a sua relevância, para que o funcionário tenha um melhor desempenho na sua função. Além do mais, é um bom medidor para capacitações futuras, já que é interessante, além da avaliação de alguns pontos do curso, pedir que o funcionário faça sugestões sobre os próximos temas de treinamentos.

4.  Avaliação de resultados

Por fim, chegamos a um tipo clássico de avaliação de treinamentos. A avaliação de resultados consiste em avaliar, basicamente, os resultados do seu funcionário no pós-curso.

Esse tipo é muito utilizado em empresas que trabalham com vendas e metas, por exemplo, já que é possível identificar mais facilmente a melhora no desempenho do funcionário após o treinamento, de modo que as vendas tendem a melhorar e as metas são cumpridas.

Modelo de avaliação de treinamento

Para ajudar você a aplicar esses tipos de avaliação de treinamento, disponibilizamos para você dois modelos de avaliação.

Que tal imprimir e utilizar o nosso formulário de avaliação de treinamento ou questionário para checar como vai o desempenho da sua equipe pós-treinamento?

Mas a verdade é que você também pode criar um personalizado para o tipo de treinamento dado na sua empresa, de modo que você elabore as perguntas que fazem mais sentido para a empresa.

Formulário de avaliação de treinamento

Formulário avaliação treinamento
Questionário de avaliação de treinamento

Questionário avaliação treinamento

, enviamos uma cópia para o seu e-mail!

O download já começou. Caso não tenha iniciado, confira seu e-mail.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário