Tipos de Treinamento de Capacitação para funcionários

Buscando um programa de capacitação de funcionários para a sua empresa? Antes de implementar, conheça os principais tipos e como cada um pode ajudar nos seus desafios.

Treinamento capacitação funcionários

Uma das formas mais eficientes de melhorar os resultados de uma empresa é investindo em um plano de capacitação de funcionários.

Dessa maneira, eles podem aprimorar os serviços e o atendimento, desenvolvendo conhecimentos e habilidades técnicas apropriados, por meio dos treinamentos certos para cada situação.

O mercado está cada vez mais competitivo. Se você não capacita seus funcionários, tem grandes chances de ficar para trás.

A importância do treinamento e capacitação para funcionários

Empresas de sucesso sabem que é importante reter talentos e manter seus funcionários motivados com os objetivos da organização. Entre as estratégias para alcançar isso está capacitar as equipes por meio de treinamentos específicos.

Assim, todos ganham: a empresa, com profissionais mais capacitados, e o próprio funcionário, que se sente valorizado pela corporação.

Investir na capacitação das pessoas que estão com você é investir na própria empresa.

Conheça os principais tipos de treinamento

Ao entender o perfil dos seus funcionários e os desafios que a sua empresa precisa vencer, você poderá identificar que tipo de treinamento é necessário para corrigir as lacunas que estão abertas.

1. Treinamento com mentoria

É quando os profissionais com mais experiência se tornam mentores dos que têm menos, com metas a serem cumpridas dentro de um período.

Esse é o tipo ideal de treinamento para quando se deseja bater uma meta, envolvendo quem conhece mais a empresa com quem precisa conhecer um pouco melhor. Enquanto dá valor ao funcionário com mais tempo de casa e também ao novo, que se sente amparado, propicia que as metas sejam alcançadas.

2. Treinamento com rodízio de setores

É muito comum que existam algumas richazinhas dentro da empresa quando a gente analisa os setores.

Em uma fábrica, entre a produção e o administrativo; em uma agência de publicidade, entre o pessoal da criação e os atendimentos ao cliente.

Mas o fato é que cada setor tem a sua devida importância dentro da empresa, mas pode acontecer de cada área enxergar apenas os seus desafios, menosprezando os das outras.

Com esse tipo de treinamento, os funcionários trocam de setores por um determinado tempo, para entender o que cada um faz.

Essa visão do outro costuma melhorar muito essas dificuldades entre os setores, alinhando a comunicação, aumentando o respeito entre as pessoas envolvidas e trazendo o espírito de cooperação em toda a empresa.

3. Treinamento com troca de conhecimentos

Que tal fazer workshops dentro da sua empresa, em que determinadas pessoas com conhecimentos específicos possam transmitir seus conhecimentos aos demais?

Isso é muito legal, porque o funcionário com o conhecimento se sente importante e a equipe fica motivada, por ter acesso a um aprendizado novo e por realizar uma atividade diferente na rotina.

Ou até se alguém foi realizar um curso ou participar de uma feira, por exemplo, em nome da empresa, pode preparar um compilado com tudo que viu por lá para compartilhar com os colegas.

Às vezes - na maioria das vezes - não dá para pagar a ida de todos a eventos, e essa pode ser uma ótima maneira de trazer conhecimentos, capacitando mais gente e, de quebra, motivar a equipe.

4. Treinamento para desenvolver habilidades

Você também pode realizar um treinamento que desenvolva determinadas habilidades ou competências na sua equipe.

Por exemplo: você pode ensinar seus funcionários a compreenderem melhor determinadas linguagens, seja de um programa novo que precisa ser implementado ou a mexer mais adequadamente em gráficos de Excel.

Bons funcionários amam treinamentos assim, porque sentem que a empresa está realmente investindo neles e eles ganham em conhecimento para suas carreiras.

E o leque aqui vai longe: você pode trabalhar desde raciocínio lógico e criatividade, para melhor resolução de problemas no dia a dia, à comunicação, como saber falar e ouvir uns aos outros, melhorando o clima organizacional, ou aprimorando o atendimento, com um treinamento adequado para relacionamento com o cliente.

Se você acredita que a sua equipe precisa ou mereça um treinamento para ficar mais capacitada, conte com a Gestaum Lab para encontrar os melhores profissionais de Gestão de Pessoas e realizar treinamentos efetivos!

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