7 tipos de Consultoria Empresarial para melhorar o seu negócio

Acredita que a sua empresa esteja precisando de uma consultoria em alguma área específica? Neste artigo você confere as sete principais e como cada uma pode contribuir para o sucesso do seu negócio.

Tipos de consultoria empresarial

É natural que você esteja sempre em busca de melhorar o desempenho da sua empresa.

Às vezes, só é preciso algum treinamento ou orientação de alguém com experiência e um olhar de fora para perceber detalhes que precisam corrigidos. Isso pode fazer toda a diferença nos resultados, basta contratar a consultoria empresarial certa.

Conheça os principais tipos de consultoria empresarial e descubra como elas podem auxiliar você.

1.  Consultoria Financeira

Uma consultoria financeira contribui para encontrar gargalos financeiros que possam estar acontecendo na sua empresa e também aponta como eles podem ser solucionados.

Ela também serve para ajudar a desenhar um planejamento financeiro, bem como indicar melhorias na gestão financeira da empresa.

Além disso, se você tem dúvidas sobre que preço dar aos seus produtos, viabilidade econômico-financeira diante de investimentos que pretende fazer ou até mesmo não sabe como avaliar o valor de mercado da sua empresa, essa é a consultoria certa.

2.  Consultoria de Recursos Humanos

É muito importante que toda empresa tenha um profissional focado nas pessoas, que entenda de relacionamentos e como desenvolver lideranças e equipes, enquanto a administração se concentra na empresa em si.

Se você não tem um profissional de Recursos Humanos na sua empresa, contratar uma consultoria de RH é uma ótima ideia.

A consultoria de RH é aquela capaz de entender a cultura da organização e utilizar técnicas para motivar equipes, resolver ruídos que possam estar acontecendo na comunicação, conflitos internos, entre outras dificuldades envolvendo diretamente as pessoas da sua empresa.

Se você deseja aprimorar o clima organizacional, entendendo as necessidades dos funcionários, bem como identificando pontos que cada um precisa melhorar, para todos estarem alinhados ao propósito da empresa, essa é a consultoria ideal.

3.  Consultoria de Marketing

Já a consultoria de marketing busca impulsionar negócios. O consultor que trabalha com essa modalidade vai fazer um diagnóstico da sua empresa e apresentar ações para serem executadas.

Ele vai ajudar a entender melhor quem é o seu público-alvo, estruturando um planejamento estratégico capaz de trazer retorno dos seus investimentos em marketing.

Ele também define estratégias de comunicação, que podem dar a visibilidade que você espera para o seu negócio, tudo mensurado e analisado, para atingir as metas da empresa.

O consultor de marketing apresenta uma visão melhor do seu próprio negócio, avaliando mercado, concorrentes e contribuindo para o aumento das suas vendas de fato.

4.  Consultoria Comercial

Esse tipo de consultoria atua com foco no setor comercial da sua empresa. Se você não tem crescimento de vendas já faz um tempo e não entende o que pode estar fazendo de errado nesse setor, a consultoria comercial é perfeita para o seu caso.

Isso porque o consultor comercial é um especialista na área de vendas e vai ter uma visão sistêmica da sua área comercial, ajudando a ajustar o que for preciso com total comprometimento com os seus objetivos.

É o profissional certo para corrigir falhas e melhorar o seu processo de vendas, da estratégia à execução.

5.  Consultoria de Vendas

Opa, não é a mesma coisa que consultoria comercial? Não! Obviamente, o consultor de vendas também tem foco no setor comercial, mas ele trabalha especificamente a equipe de vendas.

Se você tem alta rotatividade de pessoal, o chamado turnover, ou mesmo insatisfação da sua equipe de vendas com a empresa, esse profissional é quem vai buscar aparar essas arestas, garantindo que seus vendedores sejam capazes de trabalhar de maneira qualificada.

O consultor de vendas descobre as reais necessidades dos seus clientes, define propostas adequadas, mostra como negociar e fechar negócios, treina a sua equipe para uma prospecção eficiente, alcançado clientes qualificados, e aponta como apresentar a empresa e seus produtos ou serviços de forma mais efetiva.

6.  Consultoria Organizacional

Agora, se você acredita que a sua empresa não tem uma cultura organizacional forte ou que os funcionários não estão alinhados com o seu propósito - talvez porque ele não esteja claro - essa consultoria é uma ótima escolha.

O consultor organizacional é o profissional que estuda o seu negócio como um todo, encontrando pontos fracos e fortes.

Essa consultoria organizacional pode ser tanto interna, quando o consultor é contratado e atua dentro da organização, como externa, quando o consultor não vive o dia a dia da empresa, mas a analisa detalhadamente, mostrando o que pode ser melhorado para que seus objetivos sejam alcançados.

7.  Consultoria Logística

Se o seu maior desafio tem sido a distribuição dos seus produtos, pare já de sofrer, porque também existe um consultor específico para isso. O consultor logístico é quem consegue tornar o seu processo logístico mais eficiente.

Ele vai entender como o seu processo funciona, quais riscos envolvidos e vai sugerir melhorias e até mesmo a criação de controles para eliminar as suas dificuldades com o setor logístico.

É esse consultor que vai propor ações como escolher novas transportadoras, implementar um novo programa logístico, melhorar a forma de operação dos estoques, ou qualquer outra mudança que considerar pertinente para o seu caso, trazendo soluções.

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