Como funciona uma Consultoria em Gestão Empresarial

Se você precisa de uma solução inteligente para os problemas da sua empresa, veja como as atividades de consultoria em gestão empresarial trabalham para melhorar os processos e renovar as ações do seu negócio.

Consultoria em gestão empresarial

Se você ainda não sabe o que é consultoria em gestão empresarial, podemos dizer que é basicamente a troca de conhecimentos entre um consultor e outra pessoa ou organização, com a finalidade de diagnosticar e desenvolver soluções sobre um assunto específico nas empresas.

No campo profissional, essa consultoria em gestão empresarial pode ser definida como um serviço de um consultor qualificado, a ser contratado por uma organização, para identificar, analisar, encontrar soluções e implementá-las, resolvendo um problema da empresa.

Esse tipo de serviço também pode ser contratado para criar uma estruturação ou reestruturação organizacional, por meio do levantamento e análise de dados da atual situação corporativa, seus objetivos, processos, métodos e colaboradores, por exemplo.

Consultoria externa x consultoria interna

Existem dois tipos de consultoria: a externa e a interna, e ambas são realizadas por profissionais qualificados, conhecedores do tema e cuja missão é identificar os problemas e apresentar possíveis soluções.

A diferença entre os dois é que o consultor externo pode ser um profissional que oferece serviços de forma autônoma ou está ligado a uma empresa de consultoria em gestão empresarial. Já o consultor interno é exclusivo e dedica-se somente para uma organização específica.

Uma empresa pode possuir somente um tipo de consultoria ou contratar ambos os tipos, o que não significa que um substitui o outro, mas sim complementam-se.

O consultor interno pode focar-se na empresa, colaborando com o seu conhecimento das condições dos projetos.

Já o externo trará uma visão mais ampla e novas ideias, criadas e fundamentadas por meio da sua experiência também fora da organização, expandindo as chances de resultados positivos para as metas da empresa.

Etapas de uma consultoria em gestão empresarial

A prestação desse serviço, seja da modalidade com consultor externo ou interno, servirá para elaborar um cronograma, o qual possuirá o passo a passo de como os procedimentos serão abordados, deixando todas as etapas esclarecidas.

Abaixo, elencamos algumas ações que podem caracterizar o trabalho de um bom consultor. Confira!

1.  Apresentação da consultoria

O consultor deverá apresentar-se por meio do seu portfólio de serviços, oferecendo uma prévia da qualidade, experiência e resultados dos seus trabalhos anteriores.

Já o cliente deverá apresentar a empresa a ser analisada e suas expectativas quanto a consultoria. Este é o primeiro contato entre o consultor e o cliente que, neste caso, será um representante da sua empresa.

2.  Negociação do contrato

Após a apresentação, a próxima etapa será analisar a proposta do consultor, deixando todos os pontos e fases do processo esclarecidos.

Em grande parte das vezes, o valor da consultoria só é negociado após a execução de todas as ações para solucionar os problemas.

Por isso, neste momento é importante focar na explicação dos procedimentos para decidir se realmente contratará os serviços.

3.  Diagnóstico e criação de um plano de ação

O consultor iniciará a análise dos setores e processos organizacionais para o levantamento de dados.

A partir desses dados já coletados, criará o plano de ação, especificando as intervenções, a duração e os responsáveis pela execução do planejamento.

4.  Implementação de soluções

Nesta etapa, as ações do planejamento são colocadas em prática. É importante contar com o apoio total da equipe da empresa, conscientização geral sobre as mudanças e alinhamento dos novos processos com a cultura da organização.

5.  Conclusão da consultoria

Após realizar o levantamento de dados, diagnosticá-los e implementar os planos de ações, o trabalho está feito.

É hora de deixar a empresa pronta para as mudanças e apresentar os primeiros resultados positivos da consultoria, demonstrando um “antes” e um “depois”.

A conclusão ajudará o cliente a enxergar as mudanças e a importância da consultoria administrativa.

6.  Monitoramento pós-consultoria

Junto com a conclusão, pode ser contratado um monitoramento ou gestão do contrato de consultoria, como também é chamado, no qual há o acompanhamento dos resultados das soluções criadas.

Essa etapa serve para verificar se as mudanças estão acontecendo de acordo com o planejado e também para auxiliar nas possíveis dúvidas que surgirem no caminho.

Durante o período de monitoramento, devem acontecer, sempre que necessário, para garantir que os objetivos traçados durante o processo sejam atingidos:

  • reuniões;
  • revisões de meta;
  • correções e readequações.

Enfim, podemos entender por consultoria empresarial um conjunto de atividades realizadas pelo consultor, seja ele interno, externo autônomo ou externo de empresas de consultoria.

Ele será um agente de mudanças que auxilia empresas a solucionarem os problemas que os afligem, trazendo economia, quebra de rotina, imparcialidade nas decisões, aceleração de processos e amplificação de resultados.

Ao contratar um profissional como esse, tenha em mente que ocorrerão alterações de processos, pois a contratação do serviço visa trazer novas tendências para dentro da empresa e também impulsionar e melhorar ações já existentes.

Se essa consultoria é do tipo que você estava procurando para aprimorar os resultados da sua empresa, recomendamos que entre em contato com a Gestaum Lab, uma plataforma online especializada na conexão entre quem precisa de consultoria (você) e quem presta o serviço (o consultor).

Ou seja, a ponte para ajudar você no enfrentamento dos seus desafios.

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