7 razões para contratar uma Consultoria de Vendas

Sua empresa precisa melhorar as vendas, metas e objetivos? Então você precisa entender como funciona a consultoria de vendas e as sete razões para contratar uma agora mesmo.

Contratar consultoria de vendas

A consultoria de vendas está ganhando espaço no mercado porque oferece melhoria dos resultados relacionados à produtividade e ao aumento das vendas.   

Uma empresa especializada nessa área traz um conhecimento mais específico e certeiro para auxiliar nos quesitos que estão impedindo os resultados positivos da sua empresa ou mesmo carreira.

Muitas vezes, com as inúmeras demandas exigidas pelo dia a dia empresarial, torna-se difícil enxergar onde estão os problemas que dificultam as vendas.

E, para auxiliar com estas questões, a contratação de uma consultoria de vendas significa garantir uma solução eficaz.

O que é uma consultoria de vendas?

De uma maneira resumida, é possível dizer que esse serviço é um auxílio para a empresa contratante, que deseja que suas vendas cresçam.

Composta por um time de pessoas especializadas em vendas, marketing e problemas logísticos, a consultoria de vendas é uma maneira de, em primeiro lugar, encontrar problemas, sejam pequenos ou grandes, para, num segundo momento, resolvê-los com assistência exclusiva e profissional.

7 vantagens de contratar uma consultoria de vendas

  1. Rapidez no alcance de resultados;
  2. novos conhecimentos para a empresa;
  3. solução precisa e eficaz;
  4. suporte qualificado no momento das tomadas de decisão;
  5. melhoria no desempenho;
  6. aumento nas vendas; e
  7. consultoria personalizada para resolver os problemas específicos da sua empresa.

O que faz a consultoria de vendas?

Para obter os resultados e alcançar as metas estipuladas, os consultores reúnem um diagnóstico completo, com todas as informações sobre o seu produto, o nicho atuante e a forma como você está comercializando seu produto ou serviço.

Após essa análise completa, a empresa de consultoria de vendas apresenta soluções personalizadas, para que todos os problemas encontrados sejam resolvidos.

Desta forma, podemos dizer que é feito um trabalho de análise minuciosa em busca de perguntas e respostas com o objetivo de auxiliar a empresa contratante, time ou profissional que foca na sua carreira, no seu crescimento.

O que é consultoria interna?

Os consultores internos, como o próprio nome explica, trabalham na área interna da empresa, ou seja, eles procuram a raiz dos problemas, conversando e analisando informações dos setores de RH e financeiro.

Assim, eles podem reunir as análises sobre a qualidade dos produtos, da comercialização em geral e do desempenho organizacional como um todo.

A responsabilidade de auxiliar na função gerencial, na resolução dos problemas e na execução das metas é totalmente deste profissional que exerce a consultoria interna. A seguir, conheça os passos da metodologia utilizada pela consultoria de vendas interna.

7 passos da metodologia usada na consultoria interna

  1. Levantamento das necessidades dos clientes;
  2. identificação dos problemas;
  3. identificação das qualidades do produto e/ou serviço;
  4. proposição de uma solução rápida, baseada no problema;
  5. desenvolvimento de um projeto a ser implementado na empresa;
  6. avaliação das soluções encontradas e projetadas para que a análise de resultados seja feita; e
  7. análise do projeto, dos problemas e das soluções, para ter garantia dos resultados positivos.

Consultoria de marketing e vendas

A consultoria de vendas também pode ser direcionada ao marketing, já que ambos estão ligados de maneiras diretas e indiretas.

Afinal, para que seus clientes cheguem até você, é preciso que a sua empresa e o seu produto ou serviços sejam vistos.

Os planos de marketing, quando falhos, podem causar algumas dores de cabeça para a empresa e para quem a dirige, de forma que a contratação de uma consultoria que tenha experiência em marketing, é um investimento único com foco na solução de dois problemas ao mesmo tempo.

Consultoria para pequenas e médias empresas

Que pequenas e médias empresas são diferentes, não há dúvidas. Mas, independentemente de ser pequena ou de possuir uma estrutura maior, ambas podem necessitar deste auxílio para dar aquele empurrãozinho no crescimento.

Entretanto, cada uma precisa procurar e contratar empresas de consultorias especializadas no seu porte, pois a metodologia é aplicada de maneira diferente em uma pequena empresa e nas empresas médias.

Ainda assim, é preciso primeiro quebrar um tabu clássico: "a consultoria de vendas é um luxo que somente grandes organizações podem arcar”. Não é verdade.

Ela está ao alcance de toda e qualquer empresa, seja ela micro, pequena, média ou multinacional.

Agora que você já entendeu como funciona, de maneira detalhada, precisa conhecer as razões para contratar este treinamento interno para a sua empresa.

Razões para contratar uma consultoria de vendas

1.  Neutralidade

Por se tratar da contratação de pessoas capacitadas, que possuem um olhar específico e de fora do ambiente empresarial, você garante uma análise mais crítica, tanto para encontrar os problemas como para solucioná-los - e que, às vezes, quem está envolvido diretamente não consegue identificar.

2.  Soluções inovadoras e conhecimento amplo

Uma empresa de consultoria nunca traz somente seus consultores profissionais, mas traz também uma carga gigantesca de experiência adquirida através de outros clientes, experiência esta que auxilia no momento de executar o trabalho.

3.  Economia de tempo e dinheiro

Com um contrato estabelecido, o consultor irá manter o foco em descobrir a “dor” da empresa e em apresentar uma solução mais rapidamente, economizando o tempo e o dinheiro que você gastaria tentando solucionar sozinho.

4.  Foco no resultado

Pelo fato de os consultores não estarem dentro da sua empresa, eles não possuem “vícios” ou amizades com funcionários ou gestores, o que permite que nenhuma atividade tire o foco dos consultores, sendo possível alcançar metas e objetivos de maneira totalmente ágil e fácil.

5.  Gasto temporário

A consultoria é uma solução definitiva para auxiliar a sua empresa, em comparação com o gasto, que será temporário. Estamos falando do famoso custo-benefício.

O valor gasto com esse auxílio profissional é estipulado em um contrato, de forma que fica fácil para o setor financeiro conseguir organizar o valor do investimento.

6.  Melhoria nas relações empresa/colaborador

Os consultores tornam-se porta-vozes entre os gestores e os funcionários, prezando a melhoria empres     arial como um todo, afinal, a empresa só obtém crescimentos relevantes quando todos estão empenhados para isto, não é mesmo?

7.  Vantagem competitiva

Você está cansado de sentir que é só mais uma empresa? A consultoria auxiliará a sua empresa em quesitos como o marketing e a produtividade, aumentando o destaque no mundo dos negócios.

Caso você precise contratar uma empresa de consultoria de vendas, lembre-se de que a Gestaum Lab pode auxiliá-lo nesta busca.

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