Como organizar um treinamento online e aplicá-lo remotamente

Descubra como oferecer um treinamento online e porque esta solução tem sido a mais procurada nos últimos meses.

Treinamento online

O treinamento online tem encontrado cada vez mais adeptos no mercado e o motivo que leva este aumento são vários, porém, atualmente a razão do crescimento tem haver com a pandemia que estamos vivendo.

Isto porque o novo coronavírus tem se espalhado de maneira rápida pelo mundo e como ainda não existem vacinas que protejam a população, a OMS (Organização Mundial de Saúde) decretou que a medida de prevenção mais eficaz é o isolamento total/parcial.

Com toda a tecnologia existente, muitas empresas começaram a adaptar sua rotina de trabalho para o modo online. Seja introduzindo o trabalho remoto (home office) ou ainda disponibilizando cursos de treinamento e desenvolvimento online.

Por isso, se você está pensando em como introduzir este tipo de método online, precisa conhecer como funciona, quais os resultados que ele oferece e por onde começar a introdução.

Treinamento online para empresas

O treinamento online se diferencia do treinamento presencial somente na forma apresentada. No restante, todos têm a mesma função de:

  • aumentar o rendimento;
  • incentivar o crescimento individual;
  • auxiliar no aumento do conhecimento;
  • impulsionar as estratégias da empresa;
  • expandir a produtividade; e
  • melhorar o clima organizacional.

Existe um leque extensivo de cursos de treinamento e desenvolvimento online, como por exemplo o treinamento de coaching e mentoring online, entre tantos outros.

Desta forma, é preciso escolher qual se adapta melhor a empresa e aos colaboradores, para que o treinamento gere o resultado esperado.

É importante que a empresa invista em treinamento online, estimulando e motivando os funcionários, aprimorando o conhecimento individual e aumentando as chances de atingir as metas e os objetivos empresariais.

Vale ressaltar que assim como é preciso escolher o treinamento certo, é necessário saber para quem será disponibilizado este método de aprendizagem, já que para fazer o efeito desejado, os treinamentos precisam ser direcionados ao público específico.

O objetivo do ensino pode ser para os novos funcionários, para que conheçam a empresa e os produtos oferecidos, a forma de produtividade e organização interna, por exemplo.

Ou o curso online pode ter um desenvolvimento totalmente diferente, sendo direcionado ao treinamento de colaboradores mais antigos, visando melhorar a produtividade e o clima organizacional.

Após a definição do público e do treinamento, é fundamental seguir os passos abaixo:

1.  Escolha o formato

Decida como será disponibilizado o material de apoio ou como será o treinamento online, podendo escolher soluções como ebook, vídeo aulas, jogos interativos ou transmissões ao vivo, por exemplo.

Entre essas opções, a vídeo aula é a metodologia mais utilizada pelos empreendedores e colaboradores, pela praticidade em ser desenvolvida e assimilada.

A experiência de aprendizagem com a transmissão ao vivo (síncronas) pode ser muito interessante desde que utilizada de maneira correta e com a tecnologia adequada.

Por outro lado, o ebook é o menos utilizado. Textos longos chamam pouca atenção dos colaboradores, fazendo com que absorvam muito menos o conteúdo oferecido.

2.  Equipamentos necessários

Caso você tenha optado por vídeoaulas ou transmissões ao vivo, é preciso verificar o material oferecido, para saber se os colaboradores terão qualidade de ponta para o treinamento online.

Para transmissões ao vivo, existem várias plataformas que permitem esse tipo de experiência. Tome o cuidado para escolher a que melhor se adequa à sua empresa.

Afinal, um som ruim e uma imagem desfocada ou tremida não auxiliam na aprendizagem e ainda podem atrapalhar o interesse de quem assiste.

É importante também que os colaboradores possuam computadores, smartphones ou tablets para que possam assistir os vídeos ou qualquer outro método que tenha sido optado pela empresa.

3.  Examine o roteiro elaborado e a edição feita

Caso uma empresa especializada seja contratada para criar os conteúdos, é importante examinar o roteiro que foi planejado antes de repassar aos colaboradores, para analisar se os dados e as informações combinam com o que é esperado.

Caso seja necessário editar o material, converse com a empresa especializada em desenvolver o conteúdo e deixe claro quais as alterações precisam ser feitas.

Como fazer um treinamento online?

No momento de elaborar um método de aprendizagem totalmente à distância, é importante analisar a forma como será realizado.

Existem duas opções: a de contratar empresas especializadas que desenvolvem toda a metodologia de acordo com o que a empresa contratante necessita ou optar por preparar o próprio material de ensino, o que pode ser mais trabalhoso e surtir menos efeito, já que um profissional especializado tem a expertise sobre o conteúdo ideal para aplicar aos colaboradores.

Entretanto, seja através de uma empresa especializada em treinamentos online ou o conteúdo seja desenvolvido pela própria organização que deseja o treinamento, ambas precisam contar com uma boa plataforma.

De nada adianta oferecer aulas produzidas com qualidade, se a plataforma onde hospeda o material não fornece suporte suficiente para reproduzir os vídeos e fornecer interação aos colaboradores.

Por exemplo, para oferecer as vídeoaulas, procure parceiros especializados em EAD (educação à distância) ou plataformas que permitam a criação de conteúdo.

No caso da transmissão ao vivo, certifique-se que o instrutor ou facilitador tenha experiência com facilitação online.

A plataforma de treinamento escolhida deve dar todo o suporte necessário para que os vídeos sejam baixados sem que ocorra qualquer problema técnico.

Por isso, o ideal é pesquisar bem e escolher aquela que oferece um layout de fácil acesso, que viabiliza as informações necessárias e que o aluno não encontre dificuldades na navegação.

Ao cuidar destes detalhes, a empresa estará proporcionando com que o aluno tenha uma boa experiência com o aprendizado online e que o treinamento seja eficiente.

Você já deve ter percebido o quanto o treinamento online é importante e o quanto ele pode mudar a empresa e os resultados.

Este método é atualmente a melhor saída para manter os colaboradores motivados e focados em busca de conhecimento nesse período de quarentena, por causa da Covid-19, doença provocada pelo coronavírus.

Se precisar de auxílio para contratar a empresa ideal para o treinamento online para seus colaboradores, conte com a Gestaum Lab.

, enviamos uma cópia para o seu e-mail!

O download já começou. Caso não tenha iniciado, confira seu e-mail.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário