Equipes de alta performance: como são criadas e desenvolvidas

Neste artigo você vai descobrir o que é uma equipe de alta performance, suas características e o que você pode fazer para formar a sua.

Equipe alta performance

A principal diferença entre uma equipe comum e uma equipe de alta performance é o fato de que as pessoas envolvidas compartilham os mesmos objetivos. Quando isso acontece, uns colaboram com os outros, desafiando-se a serem melhores e mais do que isso: cada um chama para si responsabilidades, para alcançar os resultados pretendidos.

Tudo porque confiam na corporação e acreditam na sua visão e metas. Conseguem perceber valor em fazer parte da empresa e contribuem para que ela se desenvolva de forma saudável.

Como equipes de alta performance são criadas e desenvolvidas?

Profissionais de equipes de sucesso sentem satisfação em trabalhar com os colegas de forma colaborativa, consideram o trabalho divertido e gostam de poder usar todo seu potencial para contribuir quando são solicitadas, pois cada desafio as faz aprender mais.

Estar em um ambiente que possibilita o aprendizado é gratificante.

Portanto, dar espaço para que as pessoas se sintam à vontade com seu próprio método de trabalho, ao mesmo tempo em que também geram soluções na cocriação, quer dizer, interagindo umas com as outras, é o grande segredo para criar equipes capazes de entregar ótimos resultados.

Os resultados positivos vêm porque as pessoas estão verdadeiramente engajadas em resolver os desafios do dia a dia.

Para entender melhor o desenvolvimento de equipes de alta performance, vamos listar algumas características e fatores determinantes da sua eficácia:

  • Existe sintonia entre as pessoas. Todas caminham juntas na mesma direção, sem colocar interesses pessoais acima dos objetivos coletivos.
  • O líder deixa claro para todos o que se espera de cada um individualmente e enquanto equipe. As metas individuais não deixam de existir, mas a definição é clara e não prejudica as metas da equipe.
  • O ambiente é descontraído e informal. As pessoas não podem usar todo seu potencial em um espaço tenso e formal, que acaba com toda a criatividade, tão necessária para inovar e crescer.
  • As pessoas confiam umas nas outras e no propósito da equipe. Isso faz com que elas expressem sentimentos e ideias livremente, sem medo. Não existe um propósito de uma pessoa, mas da equipe.
  • Todo mundo participa das decisões e é chamado para construir os projetos, seja o que for. Ninguém se sente excluído em momento algum.
  • Existem prioridades claramente definidas, por isso todos estão sintonizados e o trabalho flui. Não tem ninguém perdido sobre qual seu papel na equipe.
  • As críticas são construtivas e orientadas para a solução de problemas, ou seja, os conflitos são gerenciados e não supervalorizados.
  • Nenhuma pessoa individualmente é mais importante que a equipe.

Como formar uma equipe de alta performance?

Se você entende que faltam muitas das características acima na sua equipe, precisa focar em alguns pilares importantes para sair do comum e chegar à alta performance.

Pergunte-se:

1.  O que o líder deve fazer?

A alta performance está diretamente ligada a uma boa liderança. Os membros da equipe não podem ter dúvidas sobre quem é o líder e para quem devem recorrer diante dos impasses.

Ao mesmo tempo em que o líder assume as responsabilidades, sabe delegar claramente para todos, fazendo o trabalho fluir.

A presença no dia a dia e saber tudo que se passa é fundamental, além de manter um bom relacionamento com as pessoas, com gentileza e cuidado.

A forma como um líder trata a sua equipe reflete em todo o grupo e isso fará com que as pessoas se dediquem mais ou menos.

2.  As pessoas da sua equipe sabem se autogerenciar?

Sim, existe um líder, mas cada pessoa precisa se sentir completamente responsável pelas suas tarefas.

As pessoas precisam se autogerenciar e você pode oferecer treinamento para que colaboradores passem a tomar as tarefas como suas e assumir a responsabilidade também, gerenciando o próprio tempo e tomando decisões.

Elas sabem que podem contar com o líder para o que precisarem, mas quando têm liberdade se sentem bem para buscar e entregar bons resultados.

3.  Sua equipe é multidisciplinar?

Um fator muito importante das equipes de alta performance é contar com profissionais de diversas áreas do conhecimento e até mesmo de culturas diferentes. Essas equipes levam a diversidade a sério.

Isso porque quando você tem pessoas de visões diferentes juntas, é mais fácil levar as soluções a outro patamar.

Se você tem pessoas muito parecidas, as ideias são sempre as mesmas e nada é colocado em confronto. Quando ideias diferentes vêm para a roda, você constrói algo de valor, muito mais forte, porque as habilidades individuais se complementam para chegar aos resultados.

4.  A sua equipe conhece as tendências para o mercado em que atua?

O mundo muda e muda rápido. Por isso, é fundamental que, além de realizarem um bom trabalho, as pessoas da sua equipe estejam antenadas às tendências. Que participem de congressos da área, estejam se atualizando por meio de cursos, trocando conhecimentos em workshops internos, enfim, com o olhar no futuro.

Você pode ajudar nisso patrocinando a participação delas onde possam encontrar esse conhecimento ou criando bonificações para quem traz atualizações para dentro da empresa, por exemplo.

5.  A comunicação interna acontece de fato?

Você precisa realizar reuniões periódicas com a sua equipe e dar feedbacks constantes. Só assim as pessoas se sentem parte da corporação em que atuam, porque você mostra que elas têm valor, que você está observando-as com carinho e tem planos para o futuro nos quais essas pessoas se encontram.

Não faça nenhuma mudança sem conversar com a equipe antes, nem tome decisões de troca de profissional sem ter dado todos os feedbacks possíveis. Quando a comunicação interna flui, não é só você, gestor, que precisa procurar as pessoas para se comunicar: as pessoas procuram você para dar feedbacks e sugestões também.

6.  Existe colaboração na sua equipe?

Cada um tem as suas tarefas, mas não é mais aceitável que cada um se feche em um quadrado e não queira saber o que acontece em outros setores ou o que outros colegas fazem e se recuse a ajudar alguém porque aquilo “não é seu trabalho”.

As equipes comerciais de alta performance e de sucesso, por exemplo, são formadas por pessoas colaborativas, sempre dispostas a cooperar para que todas as engrenagens funcionem. Isso é fundamental para bater metas de vendas, sem que um queira passar por cima do outro.

Ou seja, ninguém transfere culpa e responsabilidades para o outro porque erros e acertos são frutos de todos.

Uma última dica: se parecer uma tarefa muito difícil fazer os ajustes que a sua equipe precisa para alcançar esse nível de eficiência, conte com a Gestaum Lab para encontrar os melhores profissionais da área de Gestão de Negócios e de Pessoas, que ajudarão a sua equipe a se desenvolver.

Seu negócio merece mais do que uma equipe comum!

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