7 ideias de dinâmicas para treinamentos

Procurando dicas de como descontrair sua equipe e proporcionar um treinamento inesquecível? Confira sete ideias incríveis de dinâmicas para treinamentos online e presencial.

Dinâmicas para treinamento

As dinâmicas são ótimas formas de iniciar a capacitação dos funcionários em uma empresa. Dinâmicas como a do balão, da ilha deserta, das semelhanças e quiz são ótimas ideias de dinâmicas para treinamento de equipes, seja o treinamento à distância ou presencial.

A GestaumLab separou para você algumas dicas de dinâmica para início de treinamento, dinâmicas para treinamento de equipes e até dinâmicas para treinamento motivacional, e o melhor de tudo é que boa parte das atividades podem ser feitas online. Legal, né?

Então, separe as caixas de bombons, os celulares, as caixas de sapato e vamos preparar essas sete dinâmicas de grupo para treinamento.

1.  Dinâmica dos bombons

A primeira dica de dinâmica para de quebra gelo para início de treinamento descontraindo os funcionários é a da caixa dos bombons. Essa é uma atividade que vai deixar seus funcionários mais confortáveis na hora do treinamento.

Nesta dinâmica, os funcionários são divididos em grupos com o mesmo número de participantes.

Depois, peça que os funcionários se dividam em rodas com 4 participantes cada, sendo dois participantes do time A e dois participantes do time B.

O coordenador do jogo deverá entregar uma caixa de sapato forrada e fechada e desafiar o funcionário, que pode, por sua vez:

  1. Aceitar o desafio (caso não consiga cumprir, a sua equipe perde pontos);
  2. Repassar o desafio para o colega de equipe (a equipe também perderá pontos se o colega não conseguir cumprir o desafio); ou
  3. Repassar o desafio para o colega da equipe adversária (caso ele não cumpra, a sua equipe ganha pontos).

O desafio pode ser recusado até três vezes, quando o quarto jogador é obrigado a cumprir o desafio. O coordenador não deve revelar qual é o desafio até um dos jogadores aceitar e a caixa só deve ser aberta no último jogador da roda.

Os desafios podem ser tarefas básicas relacionadas à função do trabalhador, a fim de aprimorar suas habilidades. Permitir que ele consulte a sua equipe também é uma boa ideia de dinâmica para treinamento de equipe.

O último jogador a receber o desafio deve abrir a caixa e encontrar os bombons, cabendo a ele decidir se dividirá os bombons com a própria equipe ou com o grupo todo.

2.  Dinâmica da Ilha Deserta

Uma outra ideia de dinâmica de aquecimento para treinamento é a tradicional brincadeira da Ilha Deserta, nossa dinâmica de número 2 da lista.

Os funcionários receberão uma folha com as seguintes perguntas:

  1. Se você fosse enviado a uma ilha deserta, qual outro integrante da empresa você gostaria que estivesse com você? Por quê?
  2. Agora, imagine que você ganhou uma viagem para uma ilha privativa e pode levar três acompanhantes da empresa. Quem você levaria e por quê?
  3. É hora de preparar uma festa na ilha. Quem você escolhe para ajudá-lo a organizar? Por quê?

As respostas devem ser anônimas e serão colocadas em uma caixa. Após, cada funcionário deve retirar uma resposta e ler para o grupo. As palavras-chave serão anotadas no quadro.

A partir disso, pode-se discutir com os funcionários sobre os valores de amizade, cooperação e o valor do trabalho em equipe.

3.  Dinâmica das semelhanças e “amigo secreto”

Essa proposta é uma dinâmica de semelhanças, que é ótima se você pretende mostrar que há mais semelhanças do que diferenças entre os membros da equipe, a fim de despertar a empatia e cooperação entre os funcionários.

Os funcionários serão divididos em duplas e devem conversar por 5 minutos e descobrir coisas em comum um com o outro.

Após o fim do tempo estipulado, a dupla compartilha suas semelhanças com o restante do grupo a fim de encontrar mais pessoas com as mesmas características.

Essa atividade tende a aproximar os funcionários, estabelecer laços e melhorar o relacionamento e entrosamento da equipe no geral.

Uma boa ideia de dinâmica para encerramento de treinamento é dar continuidade à dinâmica das semelhanças com um amigo secreto diferente.

Agora que seu time já se conhece bem, peça que cada um escreva uma mania e uma característica própria em dois pedaços de papel diferentes.

Junte as características em uma caixa e peça que um funcionário escolha um bilhete e interprete a característica ou mania em forma de mímica para que o grupo adivinhe quem está sendo interpretado.

Quando for descoberto, o autor deve explicar o porquê da mania ou característica.

Veja também:
5 passos para montar um treinamento na empresa
5 dicas de dinâmicas para treinamento de liderança
Como planejar um Programa de Treinamento Corporativo

4.  Verdade ou mentira?

A brincadeira Verdade ou Mentira é uma boa opção de dinâmica para início de treinamento, pois tende a descontrair os participantes e fazer com que todos se conheçam melhor.

Cada funcionário tem 5 minutos para escrever duas verdades e uma mentira sobre si mesmo em um papel.

Em seguida, todos devem ler suas frases enquanto os colegas tentam identificar a mentira. Essa atividade deve descontrair e tornar o treinamento mais fluido, além de dar aos funcionários a chance de se conhecerem melhor.

A brincadeira de amigo secreto citada no item anterior também se encaixa aqui, hein?

5.  Técnica 6.3.5

Nada como um desafio para atiçar a criatividade e trabalho em equipe, não é mesmo? Essa dinâmica para treinamento de equipes consiste em resolver uma questão ou alcançar uma meta em conjunto com o time.

Tudo começa pelo nome da técnica. São 6 participantes e cada um precisa descrever 3 ideias para resolver o problema em questão ou alcançar a meta proposta. O tempo máximo para por as ideias no papel é de 5 minutos.

O mais legal dessa dinâmica é que após a escrita o papel passa por outros participantes, que podem contribuir com as ideias dos colegas, incentivando o trabalho em equipe e o brainstorming, além de funcionar como uma dinâmica para treinamento motivacional.

6.  Dinâmica do balão

A dinâmica do balão é perfeita para estimular a competição saudável no ambiente de trabalho, além de ser muito divertida. Pode ser usada tanto como dinâmica de quebra gelo para treinamento quanto uma dinâmica para encerramento de treinamento.

A atividade pode ser feita ainda de duas formas: individual ou em equipes. Cada participante deverá receber dois balões que serão amarrados por uma corda em volta da cintura.

O objetivo é estourar, com as mãos, os balões dos adversários (de equipe, caso a atividade seja em times, ou dos outros colegas, caso seja uma tarefa individual) enquanto defende os seus.

O funcionário que estourar primeiro todos os balões e manter os seus a salvo é o vencedor. Caso estejam divididos em times, ganha o time que estourar todos os balões da equipe adversária primeiro.

7.  Kahoot - quiz online e divertido

O Kahoot é uma ferramenta interativa de quiz que vem ganhando o coração de empresas e escolas ao redor do mundo.

Na plataforma, você pode criar seu próprio quiz com perguntas. É hora de ser criativo: valem perguntas para quebrar o gelo ou até mesmo relacionadas ao treinamento, para testar o conhecimento prévio ou posterior à capacitação.

Além disso, também é possível usar quizes prontos na plataforma. A ideia é usar uma televisão ou telão para passar as perguntas enquanto os funcionários respondem a elas pelo seus próprios celulares.

A atividade pode ser feita em equipe ou individualmente. A pergunta é disposta na tela e o funcionário tem determinado tempo para responder a pergunta na tela através das cores mostradas no celular, que serão correspondentes às opções de resposta mostradas na tela também.

Bônus para o mais ágil: o jogador/equipe que responder mais rápido ainda ganha pontos extras. Ótima ideia para evitar o empate quando todo mundo acerta, não é?

No final, o jogo mostra um pódio com os vencedores e a empresa pode oferecer uma recompensa para quem vencer como estímulo, que tal?

São muitas as ideias e a melhor parte é que a maioria delas pode ser adaptada e utilizada como dinâmica para treinamento online, como é exemplo da dinâmica da ilha deserta, das semelhanças, verdade ou mentira e o Kahoot.

Você já tem as ideias, agora é só pôr o plano em ação e proporcionar aos seus funcionários um treinamento inesquecível.

, enviamos uma cópia para o seu e-mail!

O download já começou. Caso não tenha iniciado, confira seu e-mail.

O que você achou do post?

7 Respostas

Deixe seu comentário