5 pontos para analisar antes de contratar uma Consultoria Financeira

Precisa de ajuda para tirar o seu negócio do vermelho ou, ainda, para levá-lo a outro patamar financeiro? Então é melhor começar a pensar em contratar uma consultoria financeira.

Consultoria financeira

Uma das principais características de uma empresa de sucesso é uma gestão financeira em dia, embora seja difícil ter um negócio que não cometa - cedo ou tarde - equívocos financeiros. E sabemos que na prática tudo é mais complicado que na teoria.

Além disso, nem sempre os problemas financeiros são resultados de escolhas mal-feitas, mas, sim, de fatores externos que podem afetar, direta ou indiretamente, as finanças de uma corporação, abalando partes e, por vezes, inteiramente sua dinâmica de organização.

No entanto, não é todo negócio que consegue direcionar um olhar crítico para o problema e encontrar uma solução plausível. E é nestes momentos que deve recorrer à contratação de uma empresa especialista no assunto, ou seja, uma consultoria financeira.

O que é uma consultoria financeira?

É um serviço prestado em empresas que necessitam de auxílio para colocar seu financeiro em dia ou ainda alcançar algum objetivo financeiro a partir de uma estratégia diferente.

De modo geral, a consultoria é formada por um ou mais profissionais especialistas em finanças e áreas relacionadas, como administração e contabilidade.

Além da prestação de serviços ao cotidiano empresarial, ela pode prestar seus serviços a pessoas que desejam melhorar seu relacionamento com o dinheiro e deixar, do mesmo modo, em dia as suas finanças.

Em outras palavras, a ideia é que a consultoria financeira consiga identificar problemas - ferramentas, métodos e comportamentos inadequados - analisá-los e solucioná-los, traçando metas e objetivos para resolução e superação das adversidades financeiras da empresa.

Se está pensando em contratar uma consultoria profissional para auxiliar sua empresa, confira alguns pontos para levar em consideração e que, com certeza, ajudarão você a identificar a empresa ou profissional ideal para essa missão.

1.  Saiba o que um consultor financeiro faz

Antes de contratar uma consultoria financeira, pesquise quais são as funções de um consultor especialista em finanças, pois é assim que você conseguirá analisar a qualidade do serviço oferecido e futuramente prestado.

2.  Busque cases de sucesso da empresa analisada

Uma empresa eficiente terá cases de sucesso para te contar ou, melhor, seus cases de sucesso falarão por ela, pois farão dela conhecida no mercado de consultorias. Por isso, analise-os, veja se são compatíveis aos objetivos do seu negócio.

Ou que tal entrar em contato com gestores que já contrataram esse serviço e perguntar sobre suas experiências com determinada empresa ou profissional, recomendam?

3.  Analise a experiência dos consultores

O consultor é quem faz da consultoria o que ela é, por isso, não deixe de dar uma boa analisada nos currículos dos consultores das empresas em pauta. Com certeza, essa é uma forma eficaz de saber qual delas contratar.

Quais são os títulos que possuem? Em quais empresas já trabalharam? Além disso, observe quantos técnicos e profissionais fazem parte do time, desse modo, é possível prever se haverá “força de trabalho” suficiente para garantir que a proposta de mudança oferecida pela empresa possa ser cumprida.

4.  Confira a reputação da consultoria financeira no mercado

Para conferir esses fatores, atente-se aos currículos dos gestores, cases de sucesso e, também, infraestrutura e saudabilidade financeira da empresa e de suas filiais.

Afinal, sua consultoria também deve cuidar bem das próprias finanças, certo? Ou seja, deve ser exemplo nesse ponto.

A reputação da empresa deverá te passar confiança, visto que que você compartilhará informações importantes, entregará documentos, notas fiscais, relatórios, concederá entrevistas e, ainda, a esperança de melhoria.

5.  Observe se as soluções oferecidas são soluções completas

Além disso, se você resolver pedir uma demonstração e orçamento às consultorias pré-selecionadas, observe se as soluções oferecidas são bem pensadas, arquitetadas cuidadosamente, considerando os prós e contras de cada ação proposta.

Afinal, de que adianta arrumar de um lado para estragar do outro? Portanto, busque consultorias financeiras coerentes. Escolha aquela que pense fora da caixa, mas leve em conta a realidade do seu negócio.

Por isso, lembre-se de observar as dicas apresentadas sempre que precisar do auxílio de um serviço como esse.

, enviamos uma cópia para o seu e-mail!

O download já começou. Caso não tenha iniciado, confira seu e-mail.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário