5 tipos de Consultoria de Marketing que vão impulsionar suas vendas

Vender mais, planejar campanhas, acompanhar e medir resultados. Você consegue fazer tudo isso na sua empresa ou está enfrentando dificuldades nessas tarefas? A consultoria de marketing pode ser a sua solução.

Consultoria de marketing

Encontrar dificuldades para lidar com absolutamente todos os setores de uma empresa é bem comum. As soluções para esses desafios também são mais fáceis do que muita gente acha.

A consultoria de marketing pode ajudar sua empresa a criar campanhas, pensar e desenhar as estratégias, vender mais, ingressar no mundo digital, dentre muitos outros aspectos da área, com o objetivo de trazer o resultado mais esperado: o aumento das vendas.

Contudo, antes de mais nada, você precisa identificar onde está o seu problema para que a escolha de um consultor (ou de uma empresa que presta esse serviço), seja a mais acertada possível.

Afinal, todo investimento deve trazer retornos, certo?

O que é uma consultoria de marketing?

Esse serviço nada mais é do que a identificação das lacunas presentes no setor de marketing de sua empresa. Mas, muito mais do que isso, é o serviço que vai apresentar a solução para elas.

São empresas ou profissionais que contam com anos de experiência nas áreas específicas e, portanto, você deve sempre procurar por especialistas que comprovem esse nível de experiência.

Portanto, o que define esse serviço é exatamente isso: a alta experiência comprovada da empresa e/ou profissionais contratados, a fim de detectar as falhas, apresentar a solução personalizada para a sua empresa e desenhar os passos para alcançar o objetivo esperado.

Mas como falamos um pouco antes, é preciso que você saiba qual falha ou dificuldade está tendo. Isso porque existem alguns tipos de consultoria e vamos explicá-las para você. Quem sabe assim seja mais fácil, certo?

Tipos de consultoria de marketing

Se as soluções que o consultor deve apresentar serão personalizadas, é preciso que você saiba de qual tipo sua empresa precisa.

Nesse artigo, vamos apresentar os cinco tipos mais requisitados hoje em dia e alguns que são bem procurados desde sempre, por todos os tipos de empresas. Afinal, como estamos propondo, o objetivo é sempre vender mais, certo?

Então, vamos lá!

1.  Consultoria de marketing e vendas

Esse é um dos tipos dos que dissemos que são procurados desde sempre, por todos os tipos de empresa. Vender, afinal de contas, é a profissão mais antiga do mundo e, mesmo que você não venda um produto, precisa vender, no mínimo, a sua ideia.

E é aí que o marketing é um baita aliado da equipe de vendas. Uma análise nesses dois setores deve ser feita em conjunto, com vendas e estratégia.

De nada adianta sair anunciando altas promoções se, no momento de o vendedor concluir a venda, ele sequer souber o que o cliente está falando.

Uma boa consultoria vai propor estratégias com análise de mercado, do seu público-alvo e da concorrência. Ou seja, é importante pensar as estratégias de acordo com seu produto ou serviço e como ele está inserido no mercado.

Em outras palavras, não adianta sair criando campanhas caras de marketing para tentar vender para o público errado, por exemplo.

Portanto, um profissional capacitado, com conhecimento do mercado, é o ideal para ser contratado, especialmente nesses casos em que as vendas estão estagnadas ou mesmo caindo.

2.  Consultoria de marketing estratégico

Se antes estávamos falando de vendas, o marketing estratégico vai repensar todo o posicionamento da sua empresa.

É importante analisar a marca, o logo, a mensagem, qual público ideal (e se você o está atingindo), branding e muito mais.

A estratégia aqui tem, também, ligação com as vendas, mas vai muito mais a fundo na sua marca e empresa. É o consultor que vai investigar a sua essência, o seu propósito e como você está vendendo essa imagem.

Se você sente que sua marca não está bem posicionada ou que você passou a vender para um público diferente do que esperava, quem sabe esse serviço possa ser o ideal para resolver as questões.

Não há problema em mudar de alvo, mas sem um marketing estrategicamente pensado, talvez esse novo cliente também seja provisório, lembre-se disso!

3.  Consultoria de marketing digital para empresas

Essa é uma modalidade de assessoria que, na verdade, deve servir para todas as empresas. E, como falamos mais acima, é uma das modalidades que mais vêm sendo procurada nos últimos tempos.

É até um pouco óbvio, mas é preciso falar: a transformação digital acelerou tanto que aqueles que estiverem de fora podem ficar no passado.

O marketing digital engloba aspectos como gerenciamento de mídias sociais, conteúdo e até mesmo o desenho da persona e qual linguagem é a ideal para usar no mundo digital, a fim de atingir os clientes certos e, portanto, vender mais.

A persona é uma representação do que é o seu cliente ideal e aqueles que gerenciarem o marketing digital da sua empresa precisam saber com quem estão falando.

Além disso, a consultoria também poderá ensinar vocês a analisarem as métricas, interações, impressões e demais resultados que os meios digitais proporcionam.

Ao controlar mais, através das muitas ferramentas disponíveis, você garante maior gerenciamento do seu negócio.

A nossa recomendação é que essa consultoria seja sempre contratada, por qualquer empresa, mesmo que haja outros problemas a serem solucionados. Quem sabe é uma oportunidade para casar consultoria de vendas com marketing digital?

4.  Consultoria em trade marketing

Quando se fala em varejo, o trade é um termo bem conhecido. Hoje em dia, já é possível falar até mesmo em trade digital.

Para quem não está familiarizado com o termo, a palavra vem do inglês e significa troca. Ou seja, quando há uma troca entre a sua marca/produto e outra empresa parceira.

Quando a gente vai a um supermercado e vê uma prateleira destacada das demais, geralmente desenvolvida e instalada pela própria marca anunciante (e não pelo supermercado), estamos falando disso.

O trade marketing é muito mais amplo do que apenas isso, mas uma consultoria nesse sentido, se contratado o profissional mais capacitado para o serviço, pode dar destaque para seus produtos, pensando o local ideal, o público certo, o ticket médio e dentre muitos outros aspectos técnicos.

Um bom trader, com bons contatos, pode colocar seu produto em destaque numa farmácia, numa outra loja da cidade ou num supermercado, por exemplo, se essa for a sua área de atuação.

5.  Consultoria de gestão de tráfego

Mais um serviço pensado para sua empresa se destacar no digital e que vale para todos os ramos.

Diferentemente da consultoria de marketing digital, que é super ampla, a gestão de tráfego vai focar na ferramenta de buscas mais famosa do mundo: o Google.

Todo mundo pesquisa no Google e fazer a sua empresa aparecer para pessoas certas, que possam se interessar em comprar de você, é o cenário ideal.

Uma consultoria em cima dessas ferramentas dará autonomia para que você mesmo aprenda a se manter sempre no topo dos resultados de busca, conquistando mais público e, consequentemente, vendendo mais.

E aí, já deu para sacar qual a sua maior dificuldade?

Vale destacar que uma consultoria não impede a outra e, inclusive, as que tratam do mundo digital podem ser fantásticas para todos os tipos de empresa.

O legal seria combinar um pacote de serviços com os consultores, de modo a preencher todas as suas lacunas, potencializando seus resultados e impulsionando as suas vendas.

Precisa de ajuda para encontrar um consultor de marketing ou empresa de consultoria especializada e de confiança?

A Gestaum Lab é um hub, ou seja, uma ponte. A gente liga quem precisa de ajuda com quem tem a solução.

Para isso, basta acessar a nossa home e procurar o serviço que você mais precisa. Não se preocupe: você vai tratar dos preços diretamente com quem indicaremos e não terá nenhum custo ao usar a nossa plataforma.

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