Coaching financeiro: saiba como funciona este serviço

Você já ouviu falar sobre o coaching financeiro? Sabe como ele funciona? Quais ferramentas usa para garantir bons resultados? Descubra agora neste artigo como esse profissional pode auxiliar a sua vida economicamente.

Coaching financeiro

O coaching financeiro tem como objetivo transformar o comportamento das pessoas em relação às suas finanças e faz isso utilizando ferramentas de autoconhecimento, para auxiliar na compreensão e na redução dos gastos, criando oportunidades para que os objetivos traçados sejam alcançados.

É importante entender que o coach financeiro e o técnico em economia são profissionais distintos. Isso porque o coach tem como função principal entender qual a raiz do problema e transformá-la, mudando o rumo como o cliente se vê e a maneira como ele lida com as finanças.

Já o técnico em economia lida apenas com a parte econômica, sem envolver qualquer ferramenta para mudança comportamental, auxiliando apenas na parte organizacional financeira.

O que é coaching financeiro?

Coaching financeiro, agora você já sabe, é uma área dentro da metodologia de coaching que tem como objetivo auxiliar na reeducação financeira. Atua através da mudança de hábitos e comportamentos, atingindo diversos objetivos, como guardar dinheiro ou quitar longas dívidas de maneira organizada e prática.

Para que isso seja possível, o profissional trabalha o autoconhecimento, mostrando ao indivíduo a razão pela qual ele não está conseguindo atingir os resultados que deseja.

Uma vez que a raiz principal do problema é encontrada, o coach auxilia o cliente a controlar o hábito de gastar mais do que ganha, criando estratégias para melhorar a vida financeira.

Saiba que com o auxílio da psicologia, de exercícios de organização pessoal, gestão de tempo e prioridades, é possível capacitar, ao longo do treinamento, o coachee - nome dado ao cliente que contrata o profissional - para construir e controlar de maneira autônoma seu planejamento financeiro.

Então, não se preocupe! Você não vai precisar de um profissional financeiro o resto da vida, basta aprender, compreender e se reorganizar com a auxílio de um profissional especializado, esse deixará o caminho pronto para você seguir sozinho sem qualquer dificuldade, ok?

Leia também:
Coaching de Liderança: motivação e gestão de equipes
Coaching Empresarial: O que é e qual tipo escolher
Coaching e mentoring: qual a diferença e qual aplicar?

Como funciona o coaching financeiro?

O coach mostra ao cliente de maneira clara e objetiva quais são os motivos que o levam a ter uma vida financeira turbulenta e como inverter esse quadro, possibilitando uma saúde financeira estável e promissora. Para isso, o profissional trabalha em três etapas.

1.  O autoconhecimento e a ação

Nessa etapa, o profissional conhece um pouco seu cliente e esclarece quais são os pontos que precisam de mudança. Além disso, é também nessa fase que se descobre que os gastos desnecessários têm relação com o emocional e não com o racional, como acreditamos.

Ao compreender o que precisa ser alterado no seu comportamento, o profissional começa então a organização financeira. Daí, será necessário anotar os ganhos e os gastos, garantindo um maior controle financeiro.

A primeira ação a ser projetada pelo profissional é a organização visual da situação financeira, seguido de estratégias e mudanças comportamentais para que o valor gasto nunca ultrapasse o total recebido mensalmente.

2.  Objetivos, prioridades, metas e controle

Na segunda etapa, o contratante aprenderá a importância em ter controle total sobre seus ganhos e gastos e que somente a partir desse ponto é possível traçar metas, objetivos e especificar as prioridades.

Aqui, entram as maiores necessidades do momento, como quitação de dívidas, métodos para guardar dinheiro ou realização de investimentos. Qualquer uma dessas ações são realizadas e projetadas com base no controle de despesas.

3.  Reeducação financeira e personalizada

Por fim, quando o cliente já está ciente do caminho que precisa seguir e sua vida financeira está organizada, o profissional, por sua vez, reforça a importância do autocontrole e do autoconhecimento para evitar compras desnecessárias.

Em determinados casos pode até estipular uma pequena quantia por mês para que estes gastos possam acontecer de maneira equilibrada.

Mas esse fato somente ocorre dentro das possibilidades de recebimento, ou seja, dependendo de quanto a pessoa recebe por mês e de quanto ela precisa para realizar todos os objetivos listados na etapa anterior.

Por isso, a última etapa é realizada de maneira personalizada, sem qualquer regra ou manual de passo a passo. O profissional deixará determinado de acordo com os objetivos individuais do cliente a maneira mais prática para ele alcançar o que quer/precisa.

Quais as ferramentas utilizadas por um coaching financeiro?

Existem algumas ferramentas que podem ser utilizadas dentro da área de coaching financeiro e lembre-se de que a maioria das condutas usadas pelos profissionais são baseadas em psicologia e exercícios de gestão de tempo, desenvolvimento e organização.

Diante disso, as duas ferramentas mais comuns utilizadas pelos profissionais da área e que servem como bons exemplos de como ações simples podem trazer grandes resultados estão listadas abaixo!

1.  A roda do equilíbrio financeiro

Essa ferramenta é constituída por perguntas e respostas assertivas, cujo intuito é analisar, mediante ao que foi descrito, a situação comportamental financeira do cliente, entender como ele lida com gastos, recebimentos, investimentos e empréstimos.

É possível entender a situação atual e compreender através dessa ferramenta quais situações podem ser alteradas quando se muda o comportamento.

2.  Análise do perfil financeiro individual

Já essa ferramenta traz de uma forma mais concreta o que foi descoberto utilizando a roda do equilíbrio.

É através da análise do perfil financeiro que o profissional descobre as necessidades do cliente e como elas podem ser trabalhadas sem causar desconforto ao coachee.

Para que serve o coaching financeiro?

Uma das maiores funções da prática é proporcionar mudança na maneira de pensar e de agir do cliente em relação ao seu dinheiro, reeducando os hábitos e ensinando a criar estratégias para quitar as dívidas, concluir os objetivos e aprender a investir de maneira saudável, sem comprometer o orçamento de maneira prejudicial.

Em outras palavras, o profissional financeiro pode auxiliar o cliente a estruturar seu orçamento, construindo um passo a passo de como administrar corretamente o dinheiro, sem deixar que o coachee desmotive durante o processo.

Em alguns processos a situação pode ser complicada, principalmente em questões que envolvem grandes dívidas e baixa receita.

Por isso, investir em uma ajuda profissional pode ser a melhor saída para acabar rapidamente com problemas que se estendem por longos períodos.

Ainda, entenda de uma maneira bem simples que o coaching financeiro pode ser responsável por ajudar o cliente a responder quatro perguntas básicas, como:

  1. Como criar um orçamento fixo por mês para atingir o objetivo desejado?
  2. Como criar um fundo emergencial sem pesar no bolso?
  3. Como organizar e quitar dívidas sem criar novos empréstimos?
  4. Por onde começar a organização financeira?

10 benefícios do coaching financeiro

Além dos benefícios citados abaixo, entenda que o coaching financeiro atua com o objetivo de realizar crescimento na vida financeira do cliente, saindo do estado atual e conquistando as metas e sonhos que esse deseja.

  • Melhora a gestão financeira.
  • Facilita a realização de objetivos e sonhos.
  • Novas estratégias para conseguir economizar o máximo possível.
  • Redução do endividamento.
  • Os valores recebidos passam a render mais, permitindo maiores investimentos.
  • Saber a importância e como manter uma reserva de emergência sem dificuldades.
  • Maior controle e organização financeira.
  • Alternativas diferentes para a solução de determinados problemas.
  • Auxílio na mudança comportamental e sentimental em relação ao dinheiro.
  • Aprendizagem válida para personalizar e seguir seu próprio planejamento financeiro.

Depois de conhecer um pouco sobre esse profissional e como essa metodologia pode ser aplicada, fica mais fácil criar uma vida financeira estável e sem perrengues, certo?

Lembre-se de que o processo de coaching financeiro vai além de obter informações econômicas para lidar com o dinheiro, o maior ganho é a transformação comportamental, a qual é alterada em busca de crescimento, prosperidade e estabilidade.

E esses resultados são frutos de muita conversa, troca de informações, confiança, segurança no profissional escolhido e, claro, mudança interna.

, enviamos uma cópia para o seu e-mail!

O download já começou. Caso não tenha iniciado, confira seu e-mail.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário