Como conseguir um mentor empresarial?

Entenda como conseguir um mentor empresarial e como este profissional pode alavancar seus negócios.

Mentor empresarial

A mentoria é voltada para as questões técnicas das carreiras de qualquer segmento.

Entenda com um exemplo: um mentor é o responsável por conseguir que o mentorado desenvolva habilidades específicas, de acordo com o interesse do ramo de atuação empresarial.

É preciso entender que um mentor é aquele que dá suporte e encoraja outras pessoas para que elas consigam maximizar seus potenciais, tornando-se profissionais mais eficientes e aumentando, assim, os objetivos alcançados, ou seja, a produtividade.

Para isso, o mentor compartilha os seus próprios erros e experiências no mesmo ramo, para conseguir mostrar soluções que realmente funcionem e que possam servir de exemplos.

Desta forma, quem recebe a consultoria de um mentor sente-se mais confiante em relação ao que aprende, por saber que todos os assuntos comentados são verídicos e que possuem comprovação real.

Para que serve a mentoria? 

A mentoria possui algumas finalidades, desde resolver problemas específicos em questões técnicas, como também aconselhar empresários, com o objetivo de alavancar a produtividade da empresa através dos líderes que passarão pelo processo de mentoria.

Outros exemplos que expressam as necessidades e os benefícios das consultorias com um mentor de qualidade são:

  • analisar as consequências e as relações em situações críticas;
  • identificar e discutir questões éticas;
  • abordar formas de melhorar as situações no ambiente de trabalho;
  • avaliar o rumo da carreira empresarial; e
  • auxiliar na formação de novos conhecimentos.

Por isso, para conseguir um mentor empresarial é preciso planejar e compreender:

  • como funciona a mentoria e qual o papel será desenvolvido para que sua empresa alcance as metas;
  • como o mentor pode auxiliar com os problemas empresariais (lembre-se que mentores não são, necessariamente, profissionais mais velhos. Existem muitos jovens focados e bem-sucedidos, com ótimos exemplos para serem compartilhados); e
  • como os objetivos, metas e motivações podem auxiliar a encontrar o mentor ideal.

Como conseguir um mentor empresarial? 

Depois de definidas as necessidades da empresa, é o momento de encontrar um mentor ideal e, para isso, deve-se procurar um especialista que tenha os mesmos objetivos que você procura atingir na sua empresa.

Eventos presenciais

Eventos e workshops presenciais costumam ser lugares ótimos para conhecer pessoas diferentes, mas em busca de um mesmo objetivo.

Nestes eventos, nem sempre ficar de olho nos palestrantes pode ser o ideal, já que muitas vezes eles possuem agendas lotadas, sendo difícil encontrar um horário para a consultoria.

Deste modo, a busca por um mentor que esteja participando do evento como visitante pode ser uma escolha inteligente.

A melhor solução é conversar com o maior número de pessoas possível, trocar contatos e marcar reuniões com aqueles que podem trazer o resultado que você procura para a sua empresa.

Empresas especializadas 

Conseguir um mentor através de empresas especializadas é uma ótima opção, caso você queira encontrar o profissional adequado e rapidamente.

Estas empresas avaliam suas necessidades e, então, indicam os mentores mais apropriados para o enfrentamento dos seus desafios.

O intuito das empresas especializadas é oferecer uma mentoria que solucione todas as carências do mentorado e explicar ao contratante toda a trajetória, experiência e técnica do futuro mentor, ou seja, seu currículo e suas habilidades.

Por isso, procure por empresas consolidadas no mercado e que oferecem um serviço de qualidade, alinhando as suas expectativas e objetivos com a experiência e o conhecimento do mentor indicado.

Rede de contatos

“Todo mundo conhece alguém que conhece alguém”. Isto é o que diz uma teoria conhecida pelo mundo todo.

Segundo esta teoria, qualquer pessoa no mundo está ligada a outra pessoa - famosa ou não - por seis degraus, o que quer dizer que todos estão conectados a uma distância de até seis indivíduos.

Ou seja, para você ter contato com algum mentor famoso e requisitado, você deve conhecer pelo menos uma pessoa, que conhece outra, que tem um outro contato, que possa facilitar a sua comunicação com o mentor que você deseja. São as famosas indicações do seu círculo de contatos.

Passe a olhar mais atentamente para as pessoas que estão ao seu lado, pois, algumas vezes, o seu mentor ideal pode ser aquele colega que tem exatamente o conhecimento que você procura.

Quando preciso procurar por um mentor?

Você só precisa encontrar um mentor se sentir necessidade para a sua carreira ou sua empresa.

Comece analisando os seguintes itens:

  1. Pense onde você quer que a sua empresa chegue.
  2. Defina os objetivos profissionais que devem ser alcançados.
  3. Tenha em mente quais resultados você quer conquistar.

Com estes pontos esclarecidos, é preciso encontrar um mentor que tenha trilhado o mesmo caminho que você ambicione, pois somente ele poderá ser o ideal para enfrentar o seu desafio junto com você - seja esse desafio alguns dos três listados um pouco mais acima, ou qualquer outro relacionado à sua carreira, por exemplo.

É preciso buscar um mentor quando você perceber que a ajuda de alguém experiente vai realmente entregar uma solução para os seus obstáculos.

E o mentor ideal vai ser aquele que entende seus desafios e possui conhecimento amplo sobre as suas expectativas, desenvolvendo um treinamento baseado nos problemas e com foco na solução rápida, para o desenvolvimento e crescimento que você procura.

Colha os resultados após conseguir um mentor empresarial 

Após a escolha do seu mentor, mantenha contato e seja sempre claro, a fim de resolver todas as suas dúvidas e inseguranças, para garantir que o resultado seja alcançado.

Mas claro que a mentoria só alcançará resultados positivos se tudo aquilo que for definido nas reuniões realmente for praticado conforme o combinado, mostrando o seu comprometimento com o treinamento oferecido pelo mentor.

Conseguir um mentor empresarial que compartilhe seus conhecimentos de vida e de carreira e que saiba como motivar e auxiliar você no seu caminho empresarial é uma iniciativa que, consequentemente, levará à evolução da sua vida pessoal e profissional.

, enviamos uma cópia para o seu e-mail!

O download já começou. Caso não tenha iniciado, confira seu e-mail.

O que você achou do post?

1 Resposta

Deixe seu comentário